Entrada > Notícias > P.PORTO apoia uma nova geração de tecnologias para a saúde
Publicado em: 09 Janeiro 2026

P.PORTO apoia uma nova geração de tecnologias para a saúde

O Portic e a E2S são parceiros-chave da rede Test Bed ITeCS, que tem como objetivo fulcral a aceleração do desenvolvimento tecnológico de produtos ou serviços na área da Saúde Digital

O PORTIC do Politécnico do Porto e a Escola Superior de Saúde (E2S) integram a Test Bed ITeCS – Inovação Tecnológica em Cuidados de Saúde, uma infraestrutura da Rede Nacional de Test Beds orientada para acelerar o desenvolvimento, validação e entrada no mercado de soluções de Saúde Digital.

Ao longo deste percurso, o ITeCS tem funcionado como um ecossistema de experimentação e validação em contexto real, permitindo às empresas e instituições envolvidas ultrapassar o conhecido “vale da morte” entre o protótipo e a comercialização. Através do acesso a know-how técnico e científico, infraestruturas especializadas e contextos reais de teste com utilizadores finais, tem sido possível estruturar pilotos com métricas, evidência e potencial de escala.

O consórcio ITeCS reúne 36 entidades, que trabalham de forma articulada ao longo de três anos para dinamizar dezenas de pilotos em Saúde Digital. Esta articulação entre empresas tecnológicas, instituições de ensino superior, unidades de saúde e organizações de teste tem sido essencial para trazer a realidade clínica e comunitária para o centro do processo de inovação.

No caso do Politécnico do Porto, a participação no ITeCS tem permitido criar condições para que a investigação aplicada e a inovação tecnológica evoluam para pilotos robustos e validados, com impacto real nos cuidados de saúde. Entre os projetos em curso ou em fase de arranque destacam-se:

· StopPanic, em articulação com a ULS de Santo António;

· FlaiNAR, desenvolvido em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia d’Ave, atualmente em fase de arranque de piloto;

· CogniClear, da empresa VirtualLeap, uma solução de avaliação cognitiva baseada em realidade virtual, desenvolvida em parceria com a Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa e outros parceiros académicos e de saúde.

Esta participação contínua do P.PORTO no ITeCS reforça o compromisso da instituição com uma inovação aplicada, colaborativa e orientada para o impacto, garantindo que o conhecimento e a tecnologia desenvolvidos chegam de forma concreta a profissionais de saúde, organizações e utentes.

Combined Shape

Navigation