Entrada > Notícias > P.PORTO apoia participação em projetos europeus de I&D
Publicado em: 28 Junho 2019

P.PORTO apoia participação em projetos europeus de I&D

O programa Horizonte 2020, orientado para o apoio à investigação, está dotado de um orçamento superior a 77 mil milhões de euros para o quadriénio 2014-2020

O P.PORTO privilegia uma cultura de criação de novo conhecimento, capaz de resolver os grandes desafios da sociedade, quer a nível local ou regional, como internacionalmente. Esta missão concretiza-se quando a investigação tem impacto na vida quotidiana das pessoas — um exemplo recente disso é o tradutor de língua gestual presente da estação de Metro dos Aliados, no Porto. É esta melhoria contínua que orienta os 24 centros e grupos de investigação científica distribuídos pelas oito Escolas.

Mas há sempre, sobretudo no ensino superior, margem para fazer melhor, em especial no que aos projetos de I&D europeus diz respeito. É nesse sentido que destacamos duas iniciativas que visam promover a participação dos nossos investigadores no cenário continental.

Uma dessas iniciativas foi a sessão realizada na semana passada com o apoio do Gabinete de Promoção do Programa Quadro (GPPQ) da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), em que 40 docentes e investigadores do P.PORTO reuniram com os contactos nacionais do programa europeu Horizonte 2020 para ficar a conhecer melhor as oportunidades existentes e, em alguns casos, analisarem propostas concretas de projetos. A sessão decorreu, em paralelo, em três salas dos Serviços Comuns, com a presença de um membro do GPPQ, e a participação remota de três outros membros desse gabinete.

A outra, mais abrangente, é a promoção da participação de investigadores do P.PORTO em reuniões internacionais de brokerage de projetos, sendo que a Presidência apoia a participação de investigadores de dois centros de I&D em eventos relacionados com as áreas de Europe in a Changing World – Inclusive, Innovative and Reflective Societies; Digital Transformation e Science With and for Society, na sequência de propostas e áreas apresentadas pelos centros.

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) deu já esta semana passos no mesmo sentido. Com o apoio do European Research Council Executive Agency e do GPPQ, a escola de Engenharia do P.PORTO organizou, no dia 12 de novembro, a palestra H2020 Opportunities, Legal & Financial Aspects de forma a dinamizar um espaço de discussão sobre as oportunidades de financiamento concedidas pela UE, bem como para esclarecimento de dúvidas sobre as oportunidades existentes e aspectos legais/financeiros.

O Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT (GPPQ), criado em 2007 pelo então Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), atualmente promove e apoia a participação das comunidades nacionais, científica e empresarial, no Horizonte 2020 - Programa-Quadro de Investigação e Inovação da UE (2014-2020).

Com o aproximar do fim do Horizonte 2020 já foi também publicada a proposta do próximo Programa-Quadro de Investigação e Inovação, Horizonte Europa (2021-2027) previsto com uma dotação orçamental global de cerca de 97 mil milhões de euros.