Entrada > Notícias > P.PORTO acolhe comitiva de reitores dos Institutos Federais do Brasil
Publicado em: 17 Outubro 2017

P.PORTO acolhe comitiva de reitores dos Institutos Federais do Brasil

A visita destina-se a reforçar ligações e a determinar estratégias para os diversos projetos, na área da investigação, formação e ensino à distância.

Decorreu no dia 16 de outubro a visita da comitiva de reitores dos Institutos Federais do Brasil, comitiva esta que inclui três representantes do Conselho de Reitores e sete reitores. Com o objetivo de reforçar a já longa relação do P.PORTO com os Institutos Federais, exemplo único em Portugal, debateram-se ações cruciais para o processo de internacionalização das instituições, como a área do ensino à distância, com o acordo já celebrado com unidade de e-Learning e Inovação Pedagógica do P.PORTO (e-IPP), ou na área da investigação e inovação com grupos de I&D correspondentes do P.PORTO.

O projeto LAPASSION (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network) financiado pelo Programa Erasmus+, na Key Action "Cooperation for innovation and the exchange of good practices”, ação “Capacity Building in Higher Education” e liderado pelo Politécnico do Porto, foi amplamente debatido. O LAPASSION visa transferir a "boa prática" desenvolvida na Europa para o espaço geográfico da América Latina. A boa prática consiste no desenvolvimento de estágios e projetos por parte de estudantes de ensino superior com empresas ou outras organizações, e beneficia do forte relacionamento de alguns grupos de I&D do Politécnico do Porto em estágios para estudantes de Institutos Federais do Brasil em projetos de I&D, sobretudo dos grupos GECAD, CIETI, GRAQ, GILT e CEMAH. Os projetos irão decorrer na América Latina e os alunos do P.PORTO e das outras instituições envolvidas poderão participar.

Roberto Brandão , presidente do CONIF e reitor do Instituto Federal do Maranhão, sublinha a importância deste encontro, constituindo uma oportunidade para conhecer e debater os detalhes do LAPASSION, o seu financiamento e aplicabilidade, e que estratégias de agilização para a concretização do projeto. "As instituições aqui presentes colaboram noutros projetos, fruto de convénios com o P.PORTO, como a mobilidade estudantil, a capacitação e qualificação de servidores a nível de mestrado, e isso é muito importante para os dois países e para as duas instituições", frisando que "quem ganha são as duas partes, determinando direções para estreitar novas e boas parcerias".

Também o vice-presidente do CONIF, Roberto Gil, sublinha a importância do projeto LAPASSION, como um projeto que visa desenvolver principalmente as competências formativas e investigativas. "Também é um momento de satisfação ver concretizado o programa mobilidade dos nossos servidores. São já 80 estudantes a concluir o seu trabalho."

Jerônimo Rodrigues, reitor do Instituto Federal do Goiás, congratula-se pelos quatro anos de parceria com o Politécnico do Porto, notando não só as parcerias dos mestrados com o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e a Escola Superior de Educação, como o projeto VIRTUALSIGN - um projeto de tradução bidirecional entre língua portuguesa e língua gestual brasileira projeto este já bastante desenvolvido, em termos de software por exemplo.