Entrada > Notícias > P.PORTO acolhe 5.ª reunião ATHENA
Publicado em: 30 Março 2023

P.PORTO acolhe 5.ª reunião ATHENA

A Universidade Europeia ATHENA faz parte de um processo de transformação do ensino superior europeu que visa a construção de um Espaço Europeu de Educação e Investigação

Entre os dias 3 e 5 de outubro teve lugar, no Porto, a quinta reunião da ATHENA European University Alliance. O evento foi acolhido pela instituição coordenadora do consórcio, o Politécnico do Porto, e foi a primeira oportunidade de um encontro presencial, sem as restrições dos últimos anos.

A agenda de três dias incluiu uma sessão plenária, uma reunião de reitores de todas as universidades membros da ATHENA no Conselho Executivo, reuniões do Comité Diretivo e do Conselho de Estudantes, bem como workshops paralelos. No dia 6 de outubro foi ainda organizada uma reunião especial dedicada à cooperação com a indústria local.

O objetivo geral do evento passou por discutir os resultados alcançados até à data em todas as áreas de atividade do projeto. Outro tópico-chave foi a preparação para a próxima fase de cooperação no seio da ATHENA.

O encontro no Porto foi mais um passo a dar pela ATHENA em direção a uma Universidade Europeia com campi em nove países europeus.

Liderada pelo Politécnico do Porto, a Universidade Europeia ATHENA - Advanced Technology Higher Education Network Alliance integra a Universidade Helénica Mediterrânica (Grécia), a Universidade de Siegen (Alemanha), a Universidade de Maribor (Eslovénia), a Universidade Niccolò Cusano (Itália), a Universidade de Orléans (França), a Universidade Técnica de Vilnius (Lituânia), a Universidade de Vigo (Espanha) e a Universidade Maria Curie-Skłodowska (Polónia). A partilha de recursos, ferramentas, infra-estruturas, e a promoção de uma cultura de mobilidade incorporada estão entre os benefícios centrais que esta aliança trará às nove instituições parceiras, que, em conjunto, albergam mais de 170.000 estudantes.

Combined Shape

Navigation