Entrada > Notícias > P.PORTO abre creche para comunidade da Asprela
Publicado em: 06 Julho 2023

P.PORTO abre creche para comunidade da Asprela

A creche destinada para filhos de docentes, funcionários e estudantes vai abrir em 2024

A partir de 2024, o campus da Asprela terá também lugar para os mais novos. O Politécnico do Porto inicia, em setembro deste ano, as obras de construção de uma creche para os filhos de docentes, funcionários e estudantes da Instituição, a funcionar num espaço amplo na antiga Biblioteca Central.

O equipamento terá um investimento de meio milhão de euros, sendo que 300 mil foram financiados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), num projeto em parceria com a Câmara Municipal do Porto, Santa Casa da Misericórdia, Federação Académica do Porto e Hospital de São João.

A notícia foi recebida pela comunidade académica de forma bastante positiva. Lisa Silva, 29 anos, trabalha nos Serviços da Presidência do Politécnico do Porto. Grávida de quatro meses, Lisa está muito feliz com este projeto e com a possibilidade de conciliar a vida profissional com a familiar. “É sempre bom conseguirmos deixar o nosso filho no nosso local de trabalho”, afirma. "Tem inúmeras vantagens e para nós trabalhadores é incrível já que há poucas instituições com estas boas práticas", reitera, concluindo que esta é uma notícia que "vai ser importante para todos, docentes, funcionários e estudantes".

A nova creche irá contar com 72 vagas e está prevista a gratuitidade de 10% das mesmas. Os restantes pagarão mensalidade, sendo que o valor ainda não está definido.

Paulo Pereira, Presidente do P.PORTO, mostra-se orgulhoso deste projeto pioneiro e inovador na comunidade académica do Porto. Segundo o Presidente, o campus da Asprela “é um espaço com cerca de 30 mil pessoas, com pouca oferta a este nível e o objetivo é criar mais oportunidades para a comunidade e para o Politécnico do Porto”.