Entrada > Notícias > P.PORTO abre as portas das cantinas à GNR e PSP
Publicado em: 20 Novembro 2023

P.PORTO abre as portas das cantinas à GNR e PSP

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) foi palco da assinatura de protocolos de colaboração entre o Politécnico do Porto (P.PORTO), a Universidade do Porto (UP) e os Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), um ato testemunhado pelo Ministro da Administração Interna (MAI), José Luís Carneiro.

Através dos protocolos assinados no dia 10 de novembro, os efetivos da GNR e da PSP passam a ter acesso às cantinas do P.PORTO e da UP, nas mesmas condições em que os profissionais das instituições de ensino.

"A partir de hoje, considerando um conjunto de valências existentes do P.PORTO ou na UP, vamos conseguir, por um lado, fomentar a convivência entre docentes, trabalhadores, estudantes e profissionais das forças de segurança, promovendo, assim, políticas ativas de proximidade de missão e de responsabilidade social institucional", sustentou Paulo Pereira, Presidente do P.PORTO, acrescentando, "bem como, por outro lado, facilitar e qualificar o acesso às refeições nas nossas cantinas por parte dos referidos profissionais que se encontrem em efetividade de serviço".

O Presidente do Politécnico do Porto sublinhou ainda que "o âmbito desta cooperação é inovador porque permite operacionalizar uma visão em rede multidisciplinar", ou seja, "há uma resposta pública capaz". "É com ações como estas, num diálogo aberto e centrado nas soluções, que conseguimos progredir e avançar", concluiu Paulo Pereira.

Por seu turno, o Ministro da Administração Interna relevou a importância dos protocolos, que reforçam a "proximidade e a “confiança" nas forças de segurança, criando uma relação mais profunda entre as forças de segurança e as instituições de ensino superior". José Luís Carneiro sublinhou ainda confiança que daí advém: "Estes acordos com as instituições de ensino superior criam uma cultura de relação, o que promoverá uma maior confiança dos jovens com as forças de segurança".

Também o Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, sublinhou a importância dos protocolos assinados, lembrando que as instituições de ensino superior têm um papel mais abrangente na sociedade, para além de produtoras e disseminadoras de conhecimento.

O ato de assinatura dos protocolos de colaboração antecedeu a sessão de abertura da segunda conferência MAI(s) Próximo, de um ciclo de conferências que começou na Universidade de Lisboa e prosseguirá por outras Academias nacionais.

Com a participação da Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, e da Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, a conferência do MAI incidiu sobre três áreas fundamentais: Estratégia Integrada de Segurança Urbana; Estratégia de Segurança Rodoviária Visão Zero; e Estratégia de Proteção Civil Preventiva.