Entrada > Notícias > Oferta formativa do P.PORTO apresenta-se no Brasil
Publicado em: 28 Março 2023

Oferta formativa do P.PORTO apresenta-se no Brasil

Durante duas semanas, a comitiva do P.PORTO percorreu seis cidades brasileiras, numa iniciativa coordenada pelo CCISP

O Politécnico do Porto esteve presente no Salão do Estudante, a maior feira internacional da América Latina, que se estende pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Curitiba e Belo Horizonte, em mais uma missão de promoção externa promovida pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). A comitiva do P.PORTO contou com a presença de Paulo Pereira, Presidente da Instituição, Fernando Magalhães, Vice-Presidente, e dos Prós-Presidentes, Celda Morgado e Paulo Maio.

A missão de promoção contou com a presença de 16 instituições, integrando os representantes das escolas superiores de Enfermagem de Lisboa e de Coimbra, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, bem como dos politécnicos de Beja, Castelo Branco, Cávado e Ave, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Setúbal, Tomar, Viana do Castelo e Viseu. Durante as duas semanas foi possível dar a conhecer o que de melhor se faz no Ensino Superior português e a sua ampla oferta formativa.

O roteiro começou em São Paulo, com uma receção no Consulado Geral de Portugal  que contou com a presença do cônsul-geral, o Embaixador António Rodrigues da Silva, e do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira. No dia seguinte, os dois representantes do Estado português tiveram ainda a oportunidade de visitar o stand do Portugal Polytechnics International Network (PPIN).

Do périplo constou igualmente uma reunião de trabalho com a REARI, a gigante rede de Instituições de Ensino Superior do Rio de Janeiro, durante a qual foi firmado um protocolo de mobilidade entre Portugal e Brasil. Este acordo visa reforçar a ligação entre as instituições portuguesas e brasileiras, nomeadamente ao nível do intercâmbio de estudantes entre os dois países.

Ao longo das duas semanas realizaram-se várias iniciativas de networking, ações de captação, visitas a eventos setoriais, iniciativas de formação e reuniões bilaterais com decisores locais. Esta foi uma excelente oportunidade de reforçar os laços de cooperação entre as instituições dos dois países, sendo a internacionalização, um dos eixos estratégicos da atual Presidência do P.PORTO.

Recordamos ainda que, no início do mês de março, o P.PORTO concluiu uma missão à Colômbia, no âmbito projeto PPIN, onde marcou presença no Salão de Estudantes de Bogotá, visitou colégios de ensino médio e reuniu com a embaixada de Portugal na Colômbia para agilizar procedimentos ao nível de vistos e ligações empresariais.