Entrada > Notícias > Método pedagógico inovador do ISEP conquista prémio

Método pedagógico inovador do ISEP conquista prémio

ISEP

O prémio foi atribuído durante a 14th European Conference on Innovation and Entrepreneurship (ECIE), na Grécia


Os docentes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), escola de Engenharia do Politécnico do Porto, Susana Nicola e Alberto Pereira, estiveram presentes na 14th European Conference on Innovation and Entrepreneurship (ECIE) e receberam o diploma de mérito, na área de metodologias inovadoras de ensino, em inovação e empreendedorismo. 

A ECIE possui uma competição internacional, intitulada 2019 Teaching Innovation and Entrepreneurship Excellence Awards, à qual os docentes submeteram um estudo de caso, que desenvolveram na disciplina Laboratório de Sistemas II, do terceiro ano da Licenciatura em Engenharia de Sistemas.

Denominado Challenge-Based Learning Promotes Entrepreneurship and Innovation in Higher Education – Pilot Implementation in an Integrated Subject, o estudo de caso foi publicado em livro e consiste na implementação de um novo método pedagógico para promover o empreendedorismo e a inovação nos alunos. 

Para o desenvolvimento deste estudo, houve, numa primeira etapa, a seleção de um conjunto de características que, Susana Nicola e Alberto Pereira, consideram pertinentes fortalecer no estudante: criatividade, pensamento crítico, saber trabalhar em grupo e lifelong learning. Para tal, recorreram a uma série de ferramentas, cuja sua utilização foi testada como suporte no desenvolvimento destes atributos, nomeadamente o CBL, MVP, Scrum, Pitch e Lowcode. Este projeto teve como empresas parceiras a Outsystems e a Do It Lean.

Autor

CCIC | P.PORTO

Partilhar