Entrada > Notícias > Manuel Heitor visita a ESTG
Publicado em: 29 Dezembro 2022

Manuel Heitor visita a ESTG

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visitou no dia 15 de janeiro, quarta-feira, as instalações da ESTG, escola de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), a única instituição de ensino superior público inserida na região do Tâmega e Sousa, recebeu a visita de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A acompanhá-lo estava João Rocha, Presidente do Politécnico do Porto, Dorabela Gamboa, Presidente da ESTG, entre outros membros do orgão de gestão da Escola.

A natureza da ESTG e a sua localização, a existência de um vazio de ensino superior público na região do Tâmega e Sousa e inequívoca presença de um tecido empresarial, de natureza complexa e diversificada, caracterizado pela existência de pequenas/médias unidades de produção, de dominância industrial e de expressão monosectorial, foram as questões mais abordadas durante a visita.

Seguindo o exemplo apresentado, Manuel Heitor enfatizou como o planeamento das escolas do futuro baseia-se, precisamente, "nesta triangulação cada vez mais crítica entre ensino, investigação e inovação". Para o ministro há quase uma exigência de rutura no atual planeamento de instalações no ensino superior, sendo de absoluta premência a criação de espaços colaborativos entre estudantes, sociedade e indústria.

Foi também sublinhado o necessário crescimento da Escola, sobretudo pela sua capacidade de inserção no território, de adaptação e liderança. Nesse contexto o ministro foi informado do estudo para as instalações definitivas da ESTG, um projeto do arquiteto Rodrigo Patrício, que prevê novos espaços para os serviços administrativos e direção, salas de aula e laboratórios de ensino e investigação, bem como uma biblioteca e novos gabinetes, "uma oportunidade perfeita para trazer, de forma ainda mais assertiva, a indústria à escola", concluiu o ministro.