Entrada > Notícias > Mandie Richards na ESMAE fala sobre diversidade e inclusão
Publicado em: 28 Abril 2023

Mandie Richards na ESMAE fala sobre diversidade e inclusão

No âmbito da Missão Equidade, Diversidade e Inclusão, Mandie Richards aplica estas questões ao universo das artes performativas

Estamos quase a entrar no mês de maio, assinalado pela Comissão Europeia como o Mês Europeu da Diversidade e, nos dias 3 e 4 de maio, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, vamos falar sobre diversidade e inclusão nas artes performativas.

O evento, integrado na iniciativa do Politécnico do Porto "Missão Equidade, Diversidade e Inclusão", é dinamizado por Mandie Richards, docente na Cape Peninsula University of Technology e uma autoridade na área. A primeira palestra, designada Addressing and Promoting Diversity Issues in the Performing Arts decorre no dia 3 de maio, no Teatro Helena Sá e Costa, entre as 11h e as 13h.

No dia seguinte, 4 de maio, entre as 18h e as 20h, a palestra passa para o Pavilhão 1 da ESMAE e o tema incide sobre Transformation and Diversity in Music Education Curricula, mais orientado para os estudantes do Mestrado em Ensino de Música da ESMAE e da ESE. As palestras são em inglês.

Mandie Richards é professora na faculdade de Business and Management Sciences na Cape Peninsula University of Technology, na Cidade do Cabo, África do Sul, onde é também presidente do Fórum de Transformação e Coesão Social. O seu papel inclui envolver membros do corpo docente e estudantes num diálogo sobre transformação que se concentra na diversidade e na inclusão. Os seus interesses de investigação incluem a integração da transformação e diversidade no currículo, de modo a abordar várias exemplos de injustiças e desafios sociais. A sua pedagogia integra narrativa digital e formas de arte para melhorar a compreensão e o significado, proporcionando assim uma oportunidade para os estudantes e demais interessados se envolverem de forma significativa para que as suas vozes sejam ouvidas. Esta prática tem sido abundantemente partilhada em plataformas nacionais e internacionais.