Entrada > Notícias > Alumni da ESMAD lança livro de fotografia documental
Publicado em: 01 Março 2023

Alumni da ESMAD lança livro de fotografia documental

"Sardinha, o sem fim da pesca do cerco", de Helder Luís, resulta de quatro anos no mar com os pescadores da zona norte do país

Num tempo em que a literacia dos oceanos se mostra mais indispensável do que nunca para travar os impactos sobre o planeta, é urgente pensar um futuro baseado numa nova economia do mar.

Helder Luís, fotógrafo, designer e alumni do Mestrado em Comunicação Audiovisual da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), lançou o livro "Sardinha, o sem fim da pesca do cerco", um projeto único de fotografia documental com foco nas comunidades piscatórias da Póvoa de Varzim e Vila do Conde/ Caxinas, para documentar e homenagear as artes, as embarcações e os homens.

Helder Luís viajou a bordo de várias embarcações, a partir de quase todos os portos de pesca do país, acompanhando a vida no mar de muitas tripulações. Uma viagem sem guião, que coloca em evidência a dimensão nacional da pesca da sardinha - a pesca das pescas do mar português, mas também uma saga humana pouco mais do que invisível, a não ser quando há notícia de naufrágios ou quando se reabrem os debates sobre a escassez da fauna.

Enquadrado na residência artística MAR|PVZ|19/20, realizada com o apoio da Câmara Municipal de Póvoa de Varzim, e apresentado no dia 25 de fevereiro, na biblioteca de praia Diana Bar, o livro conta com contributos científicos de Álvaro Garrido, professor catedrático e diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e de Diana Feijó, técnica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a par das ilustrações científicas de Pedro Salgado, biólogo.

Combined Shape

Navigation