Entrada > Notícias > Investigador do P.PORTO é o novo presidente da EU-MATHS-IN
Publicado em: 20 Dezembro 2023

Investigador do P.PORTO é o novo presidente da EU-MATHS-IN

Doutorado em Matemática Aplicada, Manuel Cruz é docente no Instituto Superior de Engenharia do Porto há mais de 20 anos, onde desempenha também, desde 2014, o cargo de Coordenador do Laboratório de Engenharia Matemática. Foi agora eleito presidente da Rede Europeia de Matemática para a Indústria e Inovação

Manuel Cruz, investigador do Politécnico do Porto, foi recentemente eleito, por unanimidade, para o cargo de presidente da Rede Europeia de Matemática para a Indústria e Inovação (European Service Network for Mathematics in Industry and Innovation, ou EU-MATHS-IN). O anúncio foi feito após a última reunião da direção, em que foi reforçado o compromisso desta organização em promover a matemática enquanto veículo de inovação industrial e societal. Recorde-se que, em 2019, o investigador já se havia tornado o primeiro português a ser eleito para o Executive Board daquela organização.

Juntamente com Manuel Cruz, foram também eleitos para a nova direção da EU-MATHS-IN:
Maurizio Ceseri (Itália), Karl Meerbergen (Bélgica), Matthias Ehrhardt (Alemanha), Kees Vuik (Países Baixos), Barbara Kaltenbacher (representante da European Mathematical Society) e Adérito Araújo (da Universidade de Coimbra, representante do European Consortium for Mathematics in Industry).

"Esta eleição é um motivo de orgulho, pois demonstra o reconhecimento europeu por tudo o que Portugal tem feito para fomentar o desenvolvimento da Matemática Industrial, não só em solo nacional como também a nível internacional", comentou o investigador, "e é com um sentido de enorme responsabilidade que assumo as novas funções, pois dirigir uma rede que representa 20 países, que englobam cerca de 400 centros de investigação, coloca enormes desafios tanto a nível de gestão como em termos da definição de um plano estratégico à escala europeia." Manuel Cruz aproveitou ainda para agradecer à "direção da PT-MATHS-IN e aos centros associados, incluindo o Laboratório de Engenharia Matemática do Instituto Superior de Engenharia do Porto, pelo seu compromisso e contribuição valiosa nas várias iniciativas promovidas pela EU-MATHS-IN".

Doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade do Porto, Manuel Cruz é docente no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) há mais de 20 anos — onde, desde 2014, desempenha também o cargo de Coordenador do Laboratório de Engenharia Matemática (LEMA) — e tem-se dedicado área da Matemática Industrial, defendendo a efetiva transferência de tecnologia matemática da academia para o setor produtivo. Tem estado, desde 2007, ativamente envolvido na organização e promoção de vários Grupos de Estudo Europeus com a Indústria (ESGI - European Study Groups with Industry) em Portugal. O seu empenho na resolução de problemas industriais levou-o a gerir vários projetos de transferência de tecnologia entre a matemática e a indústria.

Entre 2016 e 2020, Manuel Cruz presidiu à Rede Portuguesa de Matemática para a Indústria e Inovação (PT-MATHS-IN). Em 2022 foi nomeado membro do Comité Executivo da OpenDesk, uma plataforma que pretende facilitar a ligação da indústria europeia aos centros de investigação em Matemática Industrial. As suas extensas contribuições para o desenvolvimento científico incluem a autoria de livros, a publicação de artigos científicos bem como a liderança de diversos projetos de transferência de tecnologia matemática para a indústria nacional.

Fundada em 2013, a EU-MATHS-IN permite facilitar o intercâmbio de informação entre todas as partes interessadas nesta área, a nível europeu. O principal objetivo da rede é promover um maior impacto da matemática na inovação e tecnologia. É, atualmente, constituída por 20 redes nacionais, sendo Portugal representado pela PT-MATHS-IN. Os restantes países representados são: Áustria, Bélgica, Suíça, República Checa, Espanha, Finlândia, França, Alemanha, Croácia, Hungria, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega, Polónia, Roménia, Suécia, Eslovénia e Reino Unido. Na prática cada uma das redes nacionais tem como membros os principais centros de investigação que trabalham em matemática industrial, que investigam e transferem tecnologia matemática para a indústria, o que faz com que quase toda a comunidade europeia de matemática industrial esteja interligada através da rede.

Além disso, a EU-MATHS-IN desenvolve uma atividade muito próxima com a indústria europeia, com o intuito de captar a atenção dos principais decisores desta área, que influenciam o desenvolvimento tecnológico em todo o continente. A EU-MATHS-IN, através do seu Industrial Core Committee, conta ainda com o apoio direto de grandes grupos europeus como Bosch, Michelin, Repsol, Siemens e o Grupo Nors.

Uma iniciativa fundamental e de enorme relevo criada no contexto da EU-MATHS-IN é a OpenDesk, uma plataforma que garante o acesso de qualquer empresa a mais de 400 centros de investigação europeus com conhecimentos especializados em vários domínios da matemática industrial. A OpenDesk facilita as atividades de transferência de tecnologia e apoia as indústrias europeias na resolução dos desafios com que se deparam utilizando modelos matemáticos de ponta bem como tecnologias baseadas em dados.

A Rede Portuguesa de Matemática para a Indústria e Inovação, criada em maio de 2016, engloba 13 centros de investigação nacionais e constituiu-se como uma secção da Sociedade Portuguesa de Matemática, sendo o representante português na Rede Europeia de Matemática para a Indústria e Inovação (EU-MATHS-IN).