Entrada > Notícias > Investigador do P.PORTO na lista dos mais citados a nível mundial
Publicado em: 25 Janeiro 2021

Investigador do P.PORTO na lista dos mais citados a nível mundial

José Tenreiro Machado do ISEP, escola de Engenharia do Politécnico do Porto, é dos investigadores portugueses mais citados no mundo

Terça-feira, dia 19 de novembro, foi lançada a lista dos investigadores mais citados do mundo e um investigador do Politécnico do Porto está incluído neste importante grupo. A confirmação é dada pela lista Highly Cited Researchers 2019, da norte-americana Clarivate Analytics, que inclui cerca de 6000 investigadores de todo o mundo, entre os quais dez são portugueses.

De acordo com aquela lista, os artigos de José Tenreiro Machado do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) foram citados 9943 vezes nos últimos dez anos, sendo cada artigo citado em média 276,2 vezes.

O artigo mais citado (593 vezes) foi a comunicação Recent history of fractional calculus publicado in Communications in Nonlinear Science and Numerical Simulation (Março, 2011).  A presença do investigador nesta lista tem uma grande relevância, pois constitui um reconhecimento da qualidade e do impacto internacional da ciência feita no Politécnico do Porto.

Licenciado em Engenharia Electrotécnica e doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Tenreiro Machado tem um currículo profissional e académico invejável. O investigador há muito que dedica parte da sua vida ao ISEP e, atualmente, exerce o cargo de Professor Coordenador Principal do Departamento de Engenharia Eletrotécnica.

A Highly Cited Researchers é elaborada anualmente pela Clarivate Analytics, que adquiriu as bases Web of Science e Thomson Reuters, e incide apenas nos artigos mais citados, que representam 1% do que se publica no mundo, sendo um forte indicador do impacto da ciência globalmente.

A lista reconhece investigadores que demonstram autoridade expressiva numa ou mais categorias científicas, determinadas através da publicação dos artigos mais citados por seus pares durante a última década. Um investigador “muito citado” é bem mais do que “o autor de um artigo muito citado.” Representa uma ascendência excecional em determinado campo científco.

Em 2018, foi adicionada a categoria Cross Field, ou campo transversal, que identifica investigadores com autoridade significativa em vários campos durante um período determinado (2008-2018).  José Tenreiro Machado está enquadrado nesta categoria interdisciplinar.

O ranking é dominado por cientistas da China, EUA e Reino Unido e inclui 23 Prémios Nobel (entre os quais três laureados em 2019).