Entrada > Notícias > Instituto Superior de Engenharia do Porto estabelece parceria com a Hyundai

Instituto Superior de Engenharia do Porto estabelece parceria com a Hyundai

ISEP

O protocolo aplica-se à Licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel e permite potencializar a empregabilidade dos seus estudantes.


O Instituto Superior de Engenharia do Porto oficializou, recentemente, uma parceria com a conceituada empresa Hyundai. O protocolo aplica-se, especificamente, à Licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel (LEMA) e permite reforçar não só a visibilidade deste curso, mas também potencializar a empregabilidade dos seus estudantes.

O acordo prevê uma colaboração benéfica para ambas as partes, sendo que o centro de formação da Hyundai Portugal passa a funcionar nas instalações do Instituto Superior de Engenharia do Porto, objetivando-se a realização conjunta de projetos. Por sua vez, a direção da LEMA, além de diversificar o seu leque de parceiros, tem agora acesso a mais e novos equipamentos, bem como a tecnologias de informação avançadas.

Os primeiros passos desta ainda breve história foram dados por iniciativa da própria empresa, no âmbito de uma ação de procura de estagiários. Depois disso, começaram a ser desenhados os pormenores de uma parceria que se pretende que seja, cada vez mais, sólida. Segundo Fernando José Ferreira, diretor do curso de Engenharia Mecânica Automóvel, o “objetivo é aprofundar relações, numa ótica de continuidade e futuro, mesmo que em moldes diferentes. Isto porque, é perfeitamente expectável que a Hyundai cresça no mercado nacional. Assim, em vez de usarem o nosso espaço, quem sabe, poderão ser os nossos estudantes a irem ao futuro centro e usufruir dessa formação”.

Desta forma, e ainda de acordo com o docente, perspetiva-se que a recente parceria venha a dar um contributo para a qualidade do curso, sobretudo, num sentido mais profissionalizante: “É importante que os estudantes tenham contacto com a organização das empresas. Tudo o que é ensino teórico e clássico nós garantimos cá. No entanto, quando acabarem os cursos se já tiverem uma ideia e visão do que são as organizações isso é bastante interessante.”

Apesar de reconhecer a importância deste novo protocolo estratégico, o diretor da LEMA salienta não ser caso único, relembrando a longa relação privilegiada já existente com a Toyota, também do grupo Salvador Caetano, onde estão inseridos nos quadros técnicos diversos antigos formandos do Instituto Superior de Engenharia do Porto. No fundo, com este acordo surge mais uma oportunidade de divulgar o curso, estreitar relações com a comunidade envolvente e potencializar novas vias de ofertas.

A Licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel dedica-se a formação de engenheiros de topo que possam vir a contribuir para o desenvolvimento de veículos mais seguros, confortáveis e eficientes. Nesta área procuram-se, constantemente, soluções ao nível do desempenho e comportamento, consumos e emissões, segurança ativa e passiva. Este curso destaca-se por ser uma opção ímpar na zona norte de Portugal.

Autor

miguel.carvalho@sc.ipp.pt

Partilhar