Entrada > Notícias > Inauguração da Clínica Pedagógica da ESS
Publicado em: 25 Setembro 2018

Inauguração da Clínica Pedagógica da ESS

A inauguração deste serviço coincidiu com as celebrações do 38.º aniversário da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto

A cerimónia do 38.º aniversário da Escola Superior de Saúde do P.PORTO revestiu-se de particular importância, ao coincidir com a inauguração da Clínica Pedagógica, uma estrutura orgânica de caráter científico-pedagógico com o objetivo de desenvolver atividades de apoio à comunidade através da prestação de serviços especializados de cariz clínico.

As comemorações, seguidas de uma visita guiada às instalações da clínica, tiveram a presença de diversas personalidades, internas e externas à instituição, entre as quais as destacamos Paula Duarte, em representação do Ministro da Saúde, Alberto Machado, Presidente da Junta de Freguesia de Paranhos, o representante do Provedor da Santa Casa da Misericórdia, o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, e o Vice-Presidente do Politécnico do Porto, José Barros Oliveira.

“Muito andamos para aqui chegar”, declara Cristina Prudêncio, Presidente da Escola Superior de Saúde, no discurso de abertura das comemorações, “fruto do trabalho, empenho e dedicação sem limites dos nossos docentes, funcionários e estudantes, que ao longo destes anos deram o seu melhor para a concretização do que somos hoje: líder em tecnologias da saúde, a escola com a maior oferta formativa da área e a maior instituição do ensino politécnico da saúde em Portugal.”

Com um discurso muito orientado para as pessoas que constituem e constroem a comunidade, Cristina Prudêncio frisa que depois de há um ano inaugurar as novas instalações “agora é a vez das pessoas”, salientando que é com o empenho de todos que construímos pontes para o futuro.

A inauguração da Clínica Pedagógica é a concretização de uma aspiração antiga do executivo, um espaço multidisciplinar que disponibiliza, numa primeira fase, serviços clínicos em sete valências. "São valências que assumem a marca de qualidade da ESS", refere Cristina Melo, diretora da clínica, acrescentando que ao mesmo tempo que constituiu um marco de elevado valor formativo". Aqui, os estudantes têm a possibilidade de "observar a identificação, avaliação e diagnóstico de diferentes problemas", usufruindo de estágios internos, de treino clínico junto de profissionais, que são professores, e simultaneamente profissionais de saúde.

"É um serviço pedagógico, clínico, mas também de investigação aplicada, de produção e divulgação de conhecimento científico", frisa a Presidente da ESS, declarando que será, seguramente, um contributo inestimável nesta área. Nesta fase inicial, as áreas de saúde contempladas no portefólio de serviços da Clínica Pedagógica são a Fisioterapia, a Audiologia, a Terapia da Fala, a Osteopatia, a Ortóptica, a Terapia Ocupacional e a Saúde Ocupacional.

"Esperamos daqui a um ano estar a lançar a segunda fase da clínica", declara ainda, informando que o próximo protocolo será com a Junta de Freguesia de Bonfim. Cristina Prudêncio refere ainda que a própria comunidade P.PORTO, composta por 20 mil pessoas, terão atendimento privilegiado. A componente de saúde ocupacional e da medicina do trabalho, agora obrigatória por lei, vai ser também uma dimensão importante mediada pela clínica.

A Clínica Pedagógica foi simbolicamente inaugurada com a formalização do protocolo com a Junta de Freguesia de Paranhos, na pessoa do seu presidente, Alberto Machado.

+INFO