Entrada > Notícias > Imagens do Real Imaginado 2019
Publicado em: 28 Outubro 2019

Imagens do Real Imaginado 2019

A 16.ª edição do ciclo de cinema organizado pela ESMAD, escola de Media e Design do P.PORTO, regressa ao Porto de 4 a 8 de novembro

O Imagens do Real Imaginado (IRI), ciclo de fotografia, cinema e multimédia, irá decorrer no Auditório Municipal da Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, entre os dias 4 e 8 de novembro, com uma programação que inclui a apresentação de projetos profissionais e artísticos, projeção de filmes, seminários e mesas redondas.

Nos dias 7 e 8 de novembro, o festival estende-se até Vila do Conde, onde decorrerá no Auditório Luís Soares da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD).

Imaterial, o tema de 2019, impõe, no âmbito do cinema, da fotografia e da multimédia, uma presença, na medida em que as fronteiras de diluem ou se podem misturar. O imaterial convoca, ainda, a cultura e a tradição. Questiona permanentemente o material e ganha expressão na produção criativa. Instalamos a imaterialidade numa linha errática entre o que existe fisicamente ou apenas cognitivamente, bem como o que se consegue conceber ou tão-só representar.

O programa do IRI, organizado pelos departamentos de Artes da Imagem e de Multimédia da ESMAD, conta com o apoio de diversas entidades como o Instituto Politécnico do Porto, Câmara Municipal do Porto e Instituto do Cinema e Audiovisual.