Entrada > Notícias > Curta de Alumni da ESMAD vence nos Annie, os Óscares da animação
Publicado em: 27 Fevereiro 2023

Curta de Alumni da ESMAD vence nos Annie, os Óscares da animação

Filme português de João Gonzalez, "Ice Merchants", triunfou na cerimónia dos prémios mais importantes do cinema de animação nos EUA

Ice Merchants, a curta-metragem de João Gonzalez, alumni da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Politécnico do Porto, venceu na categoria de Melhor Curta-Metragem dos prémios Annie, os mais importantes do cinema de animação nos EUA, considerados o equivalente aos Óscares no género.

A 50.ª cerimónia dos prémios Annie decorreu no sábado à noite, madrugada de domingo na Europa, em Los Angeles, Califórnia, e distinguiu ainda Pinóquio de Guillermo del Toro nas categorias de Melhor Animação de Personagem, Melhor Direção, Melhor Música e Melhor Design de Produção.

Ice Merchants está também na corrida para os Óscares, a entregar dia 12 de março, indicado para melhor curta-metragem de animação, numa nomeação inédita para uma produção portuguesa. A curta teve estreia mundial em 2022, na Semana da Crítica de Cannes, em França, onde foi também foi premiado. Desde então, tem somado vários outros prémios em contexto de festivais.

João Gonzalez nasceu no Porto, em 1986, e para além de realizador, é animador, ilustrador e músico, com formação clássica em piano. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, fez mestrado na Royal College Art (Reino Unido), depois de terminar a Licenciatura em Multimédia na ESMAD. Nessas instituições realizou dois filmes, Nestor e The Voyager, que juntos receberam mais de 20 prémios nacionais e internacionais, assim como mais de 130 seleções oficiais em festivais de cinema espalhados pelo mundo, marcando presença em festivais qualificantes a Óscar e a BAFTA.