Entrada > Notícias > Hoje é Dia Internacional da Síndrome de Asperger
Publicado em: 19 Fevereiro 2019

Hoje é Dia Internacional da Síndrome de Asperger

A 18 de fevereiro comemora-se o Dia internacional do Síndrome de Asperger e o Politécnico do Porto assinala a data

Dia 18 de fevereiro é o Dia Internacional da Síndrome de Asperger, uma perturbação neuro-comportamental atualmente inserida nas perturbações do espectro do autismo. A data, escolhida por ser o dia de nascimento do psiquiatra austríaco Hans Asperger (1906-1980), o primeiro médico a descrever este transtorno, procura sensibilizar para os desafios de quem sofre com este distúrbio, conhecido por afetar de forma profunda a vida e as atividades sociais mais básicas dos seus portadores.

Este tipo transtorno de desenvolvimento, apesar de apresentar diferentes graus de severidade, funcionalidade e sintomatologia, afeta geralmente as competências de interação social, o modo como se perceciona o mundo, a aceitação de novas rotinas ou o entendimento de determinadas subtilezas de comunicação.

Estima-se que existam cerca de 70 milhões de pessoas com autismo e síndrome de Asperger no mundo (OMS, 2018). Em Portugal, segundo a Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), calcula-se que 40.000 pessoas têm a síndrome.

Segundo dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), estão referenciados no ano letivo de 2017/2018 1644 estudantes com necessidades especiais inscritos em Instituições de Ensino Superior, 91,5% no ensino público (1.504) e 8,5% no ensino privado (140). A região norte e a Área Metropolitana de Lisboa registam o maior número de estudantes, respetivamente 473 e 442 no ensino público e 36 e 95 no ensino privado.

O Politécnico do Porto associa-se a esta data, consciente da sua missão de inclusão, equidade e compromisso com a comunidade que serve, apoiando, através do Gabinete de Integração Académico e Profissional (GIAP), a inclusão social e académica de estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Este gabinete, localizado nos Serviços Comuns, assegura respostas no âmbito de pedidos de informação, referenciação e encaminhamento; na avaliação das necessidades e apoio especializado; e na implementação de atividades de sensibilização e de informação da comunidade do P.PORTO.