Entrada > Notícias > Coro e Ensemble Vocal da ESE em tour no mês de dezembro
Publicado em: 07 Dezembro 2018

Coro e Ensemble Vocal da ESE em tour no mês de dezembro

Grupos musicais da ESE, a escola de Educação do P.PORTO, darão vários concertos de Natal pelo país

O Coro da ESE (Escola Superior de Educação), coro académico do qual fazem parte todos os estudantes da licenciatura em Educação Musical, e o Ensemble Vocal ESE têm atualmente em preparação uma mini tour de Natal com concertos nas cidades do Porto, Bragança, Guarda e Mirandela.

No caso do coro, a primeira dessas apresentações acontece, dia 22 de dezembro, na Igreja da Lapa, no Porto, em parceria com o Coro do Curso de Música Silva Monteiro; a segunda, já depois do Natal, dia 29, tem lugar em Lamego, no Teatro Ribeiro Conceição. Na calha está um ambicioso reportório com obras dos compositores portugueses Carlos Azevedo, Eugénio Amorim, Fernando Lapa e Fernando Valente.

Foi em 2006 que o coro se apresentou formalmente pela primeira vez, sob orientação do professor Rui Ferreira, por ocasião das comemorações do 250.º aniversário do nascimento de Mozart. Seguiram-se vários concertos partilhados com o Coro Geral da ESMAE no Teatro Helena Sá e Costa, nas igrejas de São Bento da Vitória e Cedofeita, na Sé e na Casa da Música. De notar que, sendo constituído por estudantes em formação, do 1.º ao 3.º anos da licenciatura, este coro se renova anualmente com a chegada de novos estudantes e a partida de outros.

O Ensemble Vocal da ESE, criado no presente ano, também com orientação e direção do maestro Filipe Veríssimo, é vocacionado para a música vocal de câmara, sendo igualmente composto por estudantes da licenciatura em Educação Musical. Estreou-se no passado mês de julho, no segundo Ciclo de Música Barroca da igreja de São Francisco, no Porto.

Segue-se a agenda de ambos os grupos para o próximo mês:

Coro da ESE
22 de dezembro - Concerto de Natal na Igreja da Lapa (em parceria com o Coro do Curso de Música Silva Monteiro)
29 de dezembro - Concerto de Natal em Lamego

Ensemble Vocal ESE (*)
15 e 16 de dezembro - Bragança e Guarda
18 de dezembro - Mirandela
19 de dezembro - Porto

(*) Concertos em parceria com o Coro da ESE do Politécnico de Bragança + Orquestra Aproarte