Entrada > Notícias > Gestão da escola pública em discussão na ESE
Publicado em: 17 Abril 2023

Gestão da escola pública em discussão na ESE

Os desafios em democracia e a evolução da educação nas últimas três décadas vão ser os temas centrais do seminário

A Escola Superior de Educação (ESE) do Politécnico do Porto vai acolher, no dia 22 de abril, a nona edição do Seminário de Administração Educacional, um evento que, nos últimos anos, se tem assumido como um espaço privilegiado de reflexão e de partilha de práticas sobre as problemáticas emergentes nesta área.

O IX Seminário de Administração Educacional terá primeiramente uma conferência subordinada ao tema "O Direito de Viver em Democracia: Desafios para a Administração de Centros Educativos", que irá contar com a intervenção da professora Rosa Marí, da Universidade de Castilla-La Mancha. Mais tarde, será a vez de Carlos Pires, Presidente do Fórum Português de Administração Educacional, falar ao público presente.

Um dos grandes destaques deste seminário será a intervenção do professor Fernando Diogo que, na sua última lição, se irá debruçar sobre a "Administração Escolar: Três Décadas de Formação em Três Décadas de Escola Pública". Para além da oportunidade da escuta atenta que a aula convida, fica a possibilidade de, em conjunto, partilharmos este sentimento de gratidão a quem de forma tão sábia, generosa e empenhada muito contribuiu para a melhoria da qualidade das organizações educativas.

O seminário arrancará pelas 9h30, com uma sessão que contará com as intervenções de José Alexandre Pinto, Presidente da ESE, e Paulo Delgado, coordenador do mestrado em Administração das Organizações Educativas. Fazem parte da comissão organizadora Paulo Delgado, Fernando Diogo, António José Guedes e Juliana Canastra.

Este evento reforça o posicionamento da ESE na procura da excelência na educação e na intervenção social, acumulando, desde 1989, experiência de formação no domínio da administração educacional através da realização ininterrupta de cursos de diferentes tipos e modalidades