Entrada > Notícias > Estudantes do P.PORTO no Conselho Nacional de Juventude
Publicado em: 06 Fevereiro 2020

Estudantes do P.PORTO no Conselho Nacional de Juventude

João Videira e Hugo Leal, do Politécnico do Porto, integram desde 12 de janeiro os órgãos de gestão do CNJ

João Videira e Hugo Leal, estudantes do Politécnico do Porto, integraram no dia 12 de janeiro para o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) para o biénio 2020/2022, em representação da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP).

Presidente cessante da Federação Académica do Porto (FAP), João Videira é estudante de Engenharia Mecânica no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Com um já longo percurso ligado aos movimentos associativos académicos, João Videira pertenceu à Associação de Estudantes do ISEP, que presidiu durante o ano letivo 2016/17. Destacou-se também em 2017 por ter sido eleito como representante do Corpo Discente do Conselho-Geral do Politécnico do Porto e membro do Conselho Nacional de Educação.

A assumir o cargo de Presidente do Conselho Fiscal do CNJ, Hugo Leal, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), tem também um percurso relevante ligado ao associativismo académico. O estudante do curso de Sistemas de Informação para Gestão da ESTG é, desde 2017, presidente da Associação de Estudantes da mesma escola.

Criado em 1985, com estatuto jurídico aprovado pela Assembleia da República, o Conselho Nacional da Juventude é a plataforma representativa das organizações de juventude de âmbito nacional, abrangendo as mais diversas expressões do associativismo juvenil (culturais, ambientais, partidárias, estudantis ou sindicalistas). Enquanto estrutura que realiza a sua missão em prol dos interesses de todos os jovens portugueses, reconhecido pelo Estado como parceiro privilegiado em matéria de políticas para a juventude, a CNJ constitui uma importante plataforma de diálogo, incentivo e reflexão, assumindo o papel de interlocutor perante os poderes constituídos, reivindicando o direito à consulta sobre todos os assuntos que respeitem à juventude portuguesa em geral.

A atual direção é constituída por Rita Saias, presidente da direção, e pelos vogais João Videira, Lucas Martins, Fátima Pinho, Mónica Mendonça, Francisco Ramos, Miguel Nascimento, Alexandre Galiza e Beatriz Camacho. A Mesa da Assembleia Geral é constituída por André Reis, enquanto presidente, Ana Rita Machado na vice-presidência e Hugo Gouveia como secretário. O Conselho Fiscal tem como presidente Hugo Leal e os vogais são Dinis Loyens e André Macedo.