Entrada > Notícias > ESE organiza congresso internacional
Publicado em: 28 Agosto 2019

ESE organiza congresso internacional

O 30.º Congresso Internacional ASELE 2019 acontece pela primeira vez em Portugal e tem organização da ESE, escola de Educação do Politécnico do Porto

O 30.º Congreso Internacional de la Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera (ASELE) 2019 já tem data marcada: realiza-se de 4 a 7 de setembro de 2019 no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Com organização do departamento de Línguas Estrangeiras da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto esta é a primeira vez que a Junta Diretiva da ASELE decide fazer o seu congresso fora de Espanha e trazê-lo até ao Porto, cidade e região com fortes laços culturais com a Galiza e com Espanha. O tema escolhido é Internacionalización y enseñanza del español como LE/L2: plurilingüismo y comunicación intercultural e está dividido em três linhas temáticas – o espanhol língua estrangeira (LE/L2) como língua internacional, comunicação intercultural e formação de professores, e práticas pedagógicas e competência plurilingue. Quanto ao país convidado, este ano é o México.

Tendo em conta a importância do espanhol nos cursos do ensino superior e a aposta na qualidade do ensino desta língua, a ESE não hesitou em apoiar a iniciativa do projeto da Unidade Técnico-Científica de Línguas Estrangeiras. De salientar que  os professores de espanhol do ensino básico e secundário português que participarem podem obter uma vantagem para o seu currículo: este congresso vai estar acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua com 1 crédito/25 horas para o grupo 350.

Para além do congresso, que conta com a presença de autoridades indiscutíveis na área dos estudos do espanhol (University of Texas, Columbia University, Universidad Autónoma Nacional de México, Universidad de Guadalajara, University of Oxford, Universidad del País Vasco, entre outros). Tanto a sessão inaugural como as plenárias e a mesa redonda vão poder ser acompanhadas através de videostreaming.

Inscrições e submissão de resumos no link em baixo.