Entrada > Notícias > Edição de revista dedicada a Tenreiro Machado
Publicado em: 21 Janeiro 2022

Edição de revista dedicada a Tenreiro Machado

O investigador e professor decano do ISEP, escola de Engenharia do Politécnico do Porto, faleceu a 6 de outubro de 2021

A revista Mathematics lançou uma edição especial - "Dynamical Systems and Their Applications (DSTA)" - de homenagem póstuma a José A. Tenreiro Machado, um dos investigadores portugueses mais citado a nível mundial.

A nota editorial deste número especial redigida pelos investigadores Alexandra M.S.F. Galhano, António M. Lopes e Carlo Cattani destacam a paixão inquieta e ilimitada pela ciência, o desejo de embarcar em novos projectos e a facilidade com que contaminava os outros com o seu entusiasmo.

Para além do seu "carácter caloroso e sofisticado sentido de humor", a nota enfatiza a
ampla bagagem cultural e a extensão e variedade dos seus interesses científicos, apesar do enfoque que lhe era reconhecido e que fez dele uma autoridade na área: "Foi um pioneiro no campo do cálculo fraccionário. A amplitude da investigação do Prof. Tenreiro Machado, a vasta disseminação dos seus resultados e o seu legado pertencem a todos os estudiosos envolvidos de alguma forma no estudo do cálculo fraccionário. As suas ideias e contribuições matemáticas inovadoras servirão certamente de inspiração para os matemáticos durante muito tempo."

Os editores especiais referem ainda com orgulho o ele ter sido assumido o cargo de editor-chefe de Matemática e  editor-chefe  de Secção de Entropia quando esta Edição Especial foi proposta.

José Tenreiro Machado nasceu, em 1957, em Pinhel e dedicou grande parte da sua vida ao Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), escola de engenharia do Politécnico do Porto, tendo exercido até à data o cargo de Professor Coordenador Principal do Departamento de Engenharia Eletrotécnica. Licenciado em Engenharia Electrotécnica e doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Tenreiro Machado tem um currículo profissional e académico invejável, sendo, como já referido, um dos investigadores portugueses mais citado a nível mundial, segundo conforme indica a lista Highly Cited Researchers 2019, da norte-americana Clarivate Analytics.

"Dedicamos esta Edição Especial à sua memória. Não somos capazes de expressar a nossa tristeza por esta perda", pode ainda ler-se na nota aqui disponibilizada.