Entrada > Notícias > Docente do P.PORTO desenvolve marca de roupa inclusiva
Publicado em: 22 Fevereiro 2022

Docente do P.PORTO desenvolve marca de roupa inclusiva

A Mifri, marca co-criada por Elsa Soares da ESS, escola de Saúde do P.PORTO, espera responder às necessidades de pessoas com vários tipos de limitações ou doenças, sem pôr em causa o estilo

Elsa Marta Soares, docente de Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde desenvolveu, juntamente com Ana Rito, stylist e brand manager, uma linha de roupa adaptada a pessoas com diversas limitações e necessidades específicas: a Mifri - Empowering with style, uma marca de roupa e acessórios desenhada para derrubar a barreira da vestibilidade.

Desenvolvida em colaboração com o público-alvo, a Mifri cria peças que procuram responder a pessoas com necessidades especiais, mas que estejam em linha com as tendências de moda.

O projeto começou há dois anos, num espaço de convergência disruptivo entre moda e necessidades especiais, design e investigação. Depois de conversas e contactos com profissionais de saúde, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, cuidadores informais, pessoas com necessidades específicas e também com designers, as duas jovens empreendedoras de Braga orientaram inicialmente o produto para pessoas com disfunções motoras. São peças personalizadas, tais como camisolas com fecho para aumentar a autonomia da pessoa com dificuldades motoras no vestir ou despir, mas também para quem tem botão gástrico e a ele poder aceder sem ter de tirar a roupa.

Para além da funcionalidade são peças alegres, coloridas, com detalhes especiais que promovem não só a autonomia mas a auto-estima. "Itens fáceis de usar, que combinam estilo e liberdade", pode ler-se no site da marca.

Há também peças desenvolvidas a pensar nos doentes oncológicos, cujos tratamentos mais agressivos, como a quimioterapia, deixam a pele mais vulnerável a lesões. A pensar nisso, a Mifri está a criar roupa com tecidos e materiais delicados, sem químicos e sem costuras. Mas sempre com estilo.

Para além do trabalho docente, Elsa Marta é terapeuta da fala e investigadora na área da saúde. Realiza avaliação, diagnóstico e intervenção no âmbito das perturbações do desenvolvimento ou perturbações adquiridas da comunicação, da linguagem, da fala e da deglutição.