Entrada > Notícias > P.PORTO já pode outorgar doutoramentos
Publicado em: 24 Fevereiro 2023

P.PORTO já pode outorgar doutoramentos

Assembleia da República aprovou a possibilidade de outorgar o grau de doutor e a adoção da designação, em língua inglesa, de Polytechnic University

No início da tarde de hoje, 24 de fevereiro, o Parlamento aprovou a possibilidade de outorga de doutoramentos por parte de institutos politécnicos que cumpram os requisitos estipulados por lei para que qualquer instituição de ensino superior possa ministrar estes cursos.

Aprovou ainda que estes institutos possam utilizar, de imediato, a designação de Polytechnic University para fins de internacionalização, abrindo as portas à criação das Universidades Politécnicas em Portugal às instituições que cumpram os requisitos que venham a ser definidos aquando da revisão do Regime Jurídico da Instituições de Ensino Superior (RJIES), prevista para o final do próximo ano.

O Politécnico do Porto tem vindo a trabalhar na criação de cursos de doutoramento e já reúne condições de submeter, muito brevemente, para acreditação cursos de doutoramento em algumas das suas áreas de formação. Como é sobejamente conhecido, possuímos já no nosso portefólio formativo cinco doutoramentos em parceria com universidades nacionais e estrangeiras. Dispomos de diversas Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) com classificação de Excelente e de Muito Bom: duas I&D próprias e cinco em parceria com classificação de Excelente e uma unidade em parceria com classificação de Muito Bom. Estaremos, portanto, na linha da frente no que se refere à formação de terceiro ciclo ministrada em politécnicos portugueses.

O P.PORTO congratula-se com as decisões tomadas e parabeniza os autores da iniciativa de cidadãos que levou esta petição à Assembleia da República, bem como todos os deputados que, finalmente, reconheceram a injustiça que vinha, desde há anos, a impedir o crescimento e o desenvolvimento científico em instituições do ensino superior politécnico de reconhecido mérito.