Entrada > Notícias > Desafios do Ensino a Distância em debate
Publicado em: 03 Maio 2019

Desafios do Ensino a Distância em debate

A 1.ª Convenção Nacional sobre o Ensino a Distância decorre dia 6 de maio

O Politécnico do Porto (P.PORTO), através da Unidade de e-Learning e Inovação Pedagógica (e-IPP), vai realizar no próximo dia 6 de maio a 1ª Convenção Nacional sobre Ensino a Distância: Desafios da EaD no Ensino Superior, cujo programa se encontra aqui.

O desafio do Ensino a Distância (EaD) no Ensino Superior surgiu num contexto internacional de promoção da acessibilidade à educação, sobretudo orientada para a formação adulta. A missão e objetivos do EaD não só mantêm a sua atualidade numa sociedade em rede como no quadro da globalização da economia do conhecimento, em particular, no pensamento orientador da organização das Instituições de Ensino Superior, face aos desafios decorrentes das necessidades de educação e formação para a sociedade digital.

Esta teia de interações à distância implica novas abordagens e estratégias, sustentadas em contextos de partilha e escalabilidade das experiências de aprendizagem como um meio de promoção da inovação pedagógica.

Numa altura em que se discute a regulamentação do ensino à distância no ensino superior, a presente convenção pretende fomentar o debate sobre o panorama do e-Learning e o EaD nas Instituições de Ensino Superior assim como o futuro da formação mediada por tecnologias digitais e de comunicação.


É missão do Politécnico do Porto promover a inovação pedagógica e a competência digital, repensar os padrões tradicionais de ensino, gerir a mudança e promover uma cultura de colaboração, de partilha, de rede, em sintonia permanente com os avanços da ciência e da tecnologia da comunicação, e assim colaborar para um sistema de Ensino Superior mais igualitário, assegurando a continuidade do seu contributo para um país mais próspero, mais qualificado e mais justo.

A convenção tem como formato a constituição de painéis com oradores convidados, moderadores e relatores, e respetivo debate. Presente estará João Rocha, Presidente do Politécnico do Porto, Rui Ferreira, Vice-Presidente para a formação e inovação, assim como Paula Peres, coordenadora da Unidade de e-Learning e Inovação Pedagógica do Politécnico do Porto.

Esta sessão será transmitida online em e-ipp.ipp.pt.

Combined Shape

Navigation