Entrada > Notícias > Caminhada Matemática
Publicado em: 14 Outubro 2019

Caminhada Matemática

O ISEP, escola de Engenharia do Politécnico do Porto realiza, dia 12 de outubro, a Caminhada Matemática, em simultâneo com vários países da Europa

No dia 12 de outubro, sábado, as cidades do Porto, Santander (Espanha), Lyon (França), Frankfurt (Alemanha) e Nitra (Eslováquia) organizam um evento simultâneo: percorrer um "trilho matemático" na cidade.

A Caminhada Matemática do Porto, uma iniciativa do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) em colaboração com a Câmara Municipal do Porto, arranca, às 10h, na entrada principal dos Jardins do Palácio de Cristal.

Para participar basta trazer o smartphone (e não ter medo de fazer contas!).

O programa MoMaTrE Mobile Math Trails in Europe) inserido no âmbito do #ErasmusDays, (que celebra a mobilidade internacional e a cidadania europeia), existe desde 2017 e reúne organizações de vários países europeus  que cooperam no desenvolvimento e divulgação  da app MathCityMap, uma aplicação destinada incrementar um "trilho matemático" ao ar livre, usando apenas o smartphone.

O objetivo é promover a aproximação entre a matemática ensinada numa sala de aula e a matemática aplicada à vida real e tem como desígnio contribuir para a motivação e sucesso escolar na disciplina de matemática, transformando a experiência da aprendizagem e alargando oportunidades e perspetivas.

A organização da Caminhada Matemática do Porto está a cargo de investigadores do LEMA (Laboratório de Engenharia Matemática), docentes do Departamento de Matemática do Instituto Superior de Engenharia do Porto e membros do projeto MoMaTrE.