Entrada > Notícias > Born from Knowledge premeia projeto do P.PORTO
Publicado em: 11 Agosto 2021

Born from Knowledge premeia projeto do P.PORTO

Programa de novas ideias da Agência Nacional de Inovação distinguiu o projeto Kendir Studios da ESE, escola de Educação do Politécnico do Porto

O projeto Kendir Studios foi uma das ideias vencedoras do Born from Knowledge (BfK) Ideas. O projeto representante do P.PORTO, que teve início numa investigação sediado no inED – Centro de Investigação e Inovação na Educação da Escola Superior de Educação (ESE), é um motor de criação de jogos educativos no estilo role-playing games (RPG) com capacidade educativa completa e funcionalidades de suporte ao estudo.

Num ambiente tridimensional, os jogos são adaptáveis aos diversos níveis de ensino, disciplinas e mercados. Com esta solução os promotores pretendem devolver a motivação da aprendizagem, numa primeira fase aos estudantes do ensino básico, embora com perspetivas de alargamento a todos os níveis de ensino.

Neste momento, o projeto está em pleno desenvolvimento, havendo já várias instituições de ensino de alguns países interessadas em implementar esta solução. O Kendir Studios integra como estagiários dois estudantes finalistas da licenciatura de Tecnologias e Sistemas de Informação para a Web, da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do P.PORTO.

A Startup Porto, unidade de incubação do P.PORTO, acolhe este projeto nas suas instalações e continuará a trabalhar diretamente com os promotores, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da solução e para a consolidação do projeto empresarial.

O BfK Ideas, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI), procura a melhor ideia de negócio de cada IES portuguesa, que vise a criação de produtos, processos ou serviços “nascidos do conhecimento”. Todas as ideias têm a possibilidade de beneficiar de um programa de imersão e representar a sua instituição numa competição nacional.