Entrada > Notícias > ATHENA marca presença na Assembleia Geral Anual do RUFORUM, em Harare
Publicado em: 30 Março 2023

ATHENA marca presença na Assembleia Geral Anual do RUFORUM, em Harare

Nuno Escudeiro, do Politécnico do Porto, representa a aliança ATHENA na Assembleia Geral Anual do RUFORUM

O Fórum das Universidades Regionais para a Capacitação na Agricultura (RUFORUM), em colaboração com o governo da República do Zimbabwe,  acolhe a 18.ª reunião-geral anual do RUFORUM, no Zimbabwe, de 12 a 16 de dezembro.

O fórum, subordinado ao tema "Fortalecimento dos Sistemas Agro-alimentares Africanos na Era Pós-COVID19 - Oportunidades e Desafios", conta com vários eventos alinhados ao longo da semana, e contará com a presença de 1200 participantes provenientes de 41 países e 161 universidades.

A Universidade Europeia ATHENA irá discutir uma visão abrangente das iniciativas realizadas pelos membros da Aliança na cooperação empresarial/universitária, abrangendo as quatro dimensões das universidades: educação, investigação, inovação e serviço à sociedade. Esta discussão entre representantes convidados do sector privado, academia e organismos governamentais visa identificar áreas comuns de interesse, e determinar um plano de acção para a cooperação a fim de promover sinergias Empresariais/Universitárias.

O RUFORUM reunirá decisores políticos, incluindo ministros e peritos técnicos, líderes do ensino superior em África, parceiros de desenvolvimento, líderes do sector privado, investigadores, empreendedores, estudantes, organizações agrícolas, entre outros. Alguns delegados participarão virtualmente através de uma plataforma online (detalhes no programa global).

A ATHENA European University - Advanced Technology Higher Education Network Alliance é um consórcio liderado pela Politécnico do Porto com instituições de ensino superior (IES) localizadas em nove países europeus. Além do Politécnico do Porto, a aliança inclui a Universidade de Orléans (França), Hellenic Mediterranean University  (Grécia), a Universidade de Siegen (Alemanha), a Universidade de Maribor (Eslovénia), a Universidade Niccolò Cusano (Itália), a Vilnius Gediminas Technical University (Lituânia), a Universidade de Vigo (Espanha) e a Marie Curie Sklodowska University (Polónia). A partilha de recursos, ferramentas e infra-estruturas é um dos valores acrescentados que esta aliança traz às nove IES, que em conjunto albergam mais de 120 mil estudantes e dez mil funcionários.

A ATHENA recorre aos pontos fortes combinados de cada membro com o objetivo de proporcionar uma educação internacional inclusiva, inovadora e de alta qualidade, permanentemente alinhada com as necessidades do mercado global.