Entrada > Notícias > ATHENA colaborador crucial no ERACON 2023
Publicado em: 29 Junho 2023

ATHENA colaborador crucial no ERACON 2023

Nuno Escudeiro, do Politécnico do Porto, representa a aliança ATHENA no nono Erasmus Congress and Exhibition (ERACON 2023)

Entre os dias 26 e 30 de junho realiza-se a nona edição do ERACON 2023 -  Erasmus Congress and Exhibition, que este ano decorre em Tor Vergata, Universidade de Roma, com a importante colaboração do consórcio ATHENA.

São mais de 300 coordenadores do programa Erasmus, gestores de estágios, responsáveis de carreira, investigadores e profissionais reunidos para trabalhar em rede e debater os desafios mais urgentes ensino superior do futuro, tais como os desafios do programa até 2027, a qualidade das atividades ERASMUS+, a mobilidade de staff para o ensino e formação e as políticas de financiamento.

A Aliança Universitária Europeia ATHENA organizou a sessão Universidades Europeias: O que está a mudar no Ensino Superior europeu?, num debate centrado nas várias iniciativas que contribuem para a onda de transformação que o ensino superior europeu tem vivido. Representada por Nuno Escudeiro, esta importante sessão trouxe a debate uma de uma abordagem integrada das sinergias realizadas pela Aliança no espaço europeu do ensino superior no âmbito das quatro dimensões das universidades: educação, investigação, inovação e serviço à sociedade.

A ATHENA European University - Advanced Technology Higher Education Network Alliance é um consórcio liderado pela Politécnico do Porto com instituições de ensino superior (IES) localizadas em nove países europeus. Além do Politécnico do Porto, a aliança inclui a Universidade de Orléans (França), Hellenic Mediterranean University  (Grécia), a Universidade de Siegen (Alemanha), a Universidade de Maribor (Eslovénia), a Universidade Niccolò Cusano (Itália), a Vilnius Gediminas Technical University (Lituânia), a Universidade de Vigo (Espanha) e a Marie Curie Sklodowska University (Polónia).

A partilha de recursos, ferramentas e infraestruturas é um dos valores acrescentados que esta aliança traz às nove IES, que em conjunto albergam mais de 120 mil estudantes e dez mil funcionários.

A ATHENA recorre aos pontos fortes combinados de cada membro com o objetivo de proporcionar uma educação internacional inclusiva, inovadora e de alta qualidade, permanentemente alinhada com as necessidades do mercado global.