Entrada > Notícias > Investigação reforçada com 25 novos investigadores de carreira
Publicado em: 28 Março 2024

Investigação reforçada com 25 novos investigadores de carreira

Na passada segunda-feira, 25 de março, realizou-se a assinatura do contrato de financiamento de um terço dos custos dos três primeiros anos associados à contratação por tempo indeterminado de doutorados exclusivamente para a carreira de investigação científica com 31 Instituições de Ensino Superior (IES), entre as quais o Politécnico do Porto, na presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

Esta linha de financiamento adicional, via Orçamento de Estado (OE), tem como pilar a adoção da Agenda do Trabalho Digno e de Valorização dos Jovens no Mercado de Trabalho, em vigor desde o dia 1 de maio de 2023. O financiamento deverá abranger o período inicial de seis anos, sendo que a FCT deverá financiar dois terços nos três primeiros anos e o terço restante nos três anos seguintes.

O programa de financiamento, no domínio específico da Ciência, visa ainda fortalecer a carreira de investigação científica dentro das IES, rejuvenescer a carreira existente e promover a estabilidade laboral de doutorados.

Paulo Pereira, Presidente do Politécnico do Porto, assinou o contrato que garantirá a contratação de 25 novos investigadores de carreira para as suas oito Escolas, um marco único no apoio à estratégia de investigação. Esta medida vem ainda reforçar a política de desenvolvimento de doutoramentos do Politécnico do Porto, tendo em consideração a sua matriz diferenciadora e de excelência da sua oferta formativa.

A investigação é um pilar central no plano de ação do Politécnico do Porto, sendo este um reconhecimento crucial de que as atividades de investigação em IES devem dispor de um quadro de financiamento permanente atribuído pelo OE.