Entrada > Notícias > Arcada 2019 - A enaltecer a cultura do design
Publicado em: 09 Abril 2019

Arcada 2019 - A enaltecer a cultura do design

Este é um evento realizado pelos estudantes de design da ESMAD, escola de Media e Artes do Politécnico do Porto, e decorre até 9 de abril

Chama-se Arcada e é um ciclo de conferências que se realiza há sete anos na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) destinado a "incentivar e a enaltecer a cultura de design" no Porto e no ensino superior.

Desenvolvido pelos estudantes do 2.º ano da Licenciatura em Design, o Arcada 2019 tem como tema O Futuro do Design e realiza-se nos dias 8 e 9 de abril, no Auditório Luís Soares. Com esta temática, a organização pretende incidir sobre preocupações temporais, sociais, políticas e ecológicas, contribuindo para o debate, reflexões e partilha de soluções entre estudantes, docentes e designers.

Para a organização, a área do design está em transmutação constante e as suas fronteiras com outras áreas criativas estão a desaparecer. Isto levanta questões intrínsecas à identidade do design e à sua responsabilidade no futuro. A conjuntura social e política na sua ligação ao design, assim como a responsabilidade ambiental e a sustentabilidade são o motivo deste O Futuro do Design.

A iniciativa divide-se em dois momentos: palestras e conversas com vários convidados do ramo de design gráfico e de design industrial; e dois workshops que se realizam no período da tarde do dia 9 de abril.

O Arcada é destinado a estudantes do ensino superior e ao público geral, interessado em arte e design. A entrada é gratuita.