Entrada > Notícias > Ana Luísa Amaral inaugura Oficinas do Politécnico do Porto
Publicado em: 04 Janeiro 2019

Ana Luísa Amaral inaugura Oficinas do Politécnico do Porto

O Politécnico do Porto realiza, durante o ano de 2019, um conjunto de oficinas de formação e envolvimento sendo a primeira dedicada à escrita criativa

As Oficinas do Politécnico do Porto são uma iniciativa do P.PORTO destinada à comunidade de estudantes, docentes, funcionários, alumni e a todos aqueles que se encontrem aposentados.

A primeira oficina, dedicada à Escrita Criativa é dinamizada por Ana Luísa Amaral, conhecida pela sua obra poética, peças de teatro, ensaística ou literatura infantil.  O objetivo desta oficina será facultar ao público interessado os conhecimentos e as técnicas de redação necessárias à produção de textos originais, envolvendo processos de ensino-aprendizagem que visam estimular a curiosidade, a criatividade e a reflexão através da prática da escrita.

Professora de Literatura Inglesa no Departamento de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Ana Luísa Amaral é natural de Lisboa e vive, desde os nove anos, em Leça da Palmeira. É doutorada em literatura norte-americana, tem publicações académicas, em Portugal e no estrangeiro, nas áreas de literatura inglesa, literatura norte-americana, literatura portuguesa e literatura comparada. Autora de mais de vinte livros de poesia, tem também livros infantis, peças de teatro, livros de ensaios e um romance. Traduziu a poesia de Shakespeare, John Updike, Emily Dickinson, entre outros clássicos de referência.

Recebeu diversos prémios entre os quais o Correntes d'Escritas, o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, o Premio Letterario Giuseppe Acerbi , o Premio Internazionale Fondazione Roma ou o PEN Prize na categoria ficção. Faz parte do conselho do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, onde coordena a vertente de pesquisa “Intersexualidades”.

A oficina Escrever com Ana Luísa Amaral decorre na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), em horário pós-laboral (18h-20h), nos dias 9, 16, 23 e 30 de janeiro.

Inscrições

A inscrição é validada após receção do comprovativo de pagamento. Para o funcionamento de cada oficina terá de existir um número mínimo de 10 participantes, não excedendo as 15 inscrições.  Aos inscritos será atribuído um certificado de participação.