Entrada > Notícias > Alumni do P.PORTO lança laboratório com a Microsoft
Publicado em: 11 Julho 2019

Alumni do P.PORTO lança laboratório com a Microsoft

Orlando Ribas Fernandes, diplomado da ESTG, escola de Tecnologia e Gestão do P.PORTO, assinou um acordo de colaboração com a Microsoft

Orlando Ribas Fernandes, diplomado da Licenciatura em Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto, é atualmente CEO da XnFinity, empresa que fundou em 2012 e que realiza trabalho no desenvolvimento, implementação, consultadoria, gestão e exploração de infraestruturas de sistemas de informação com o foco na conceção de produtos de software totalmente inovadores.

A trabalhar em produtos inteligentes para o retalho desde 2012, a XnFinity ficou conhecida em Portugal por ter criado o PaperVault, uma plataforma que transforma faturas e recibos em informação digital.

"Recentemente", declara, "fechámos uma parceria internacional com a Microsoft (Microsoft Partner Network) de modo a criarmos em conjunto um laboratório partilhado de inovação que se irá focar em inteligência artificial e transformação digital para a área de retalho (online e offline). Este laboratório irá democratizar a inovação e a IA na área do retalho."

Para Orlando Ribas Fernandes o laboratório "é um lugar onde os retalhistas podem ter acesso exclusivo a criadores de inovação", o que, defende, permitirá reduzir os riscos de investimento para a indústria de retalho, quer online, quer offline. Assim, a XnFinity para além da sua equipa de I&D irá agrupar as startups num laboratório garantindo-lhes o acesso à inovação e às plataformas em que podem testar e desenvolver os seus produtos com recurso à Inteligência Artificial, que serão comercializados com os retalhistas.

Este laboratório possui já um portefólio de soluções, como análise de sentimento do cliente, análises através de machine learning e deeplearning e está previsto incluir outras tecnologias de startups parceiras "que permitirão ao laboratório ter uma visão completa e única do retalho do futuro".

O alumni da ESTG
 adianta ainda que o laboratório "também terá uma loja real — com clientes e compras reais — onde todas as inovações (e startups) do laboratório serão testadas e validadas" antes de serem oferecidas aos retalhistas.

Apesar de a XnFinity estar sediada em Viana do Castelo, o CEO da empresa portuguesa garante que a decisão sobre a localização deste laboratório "ainda não está fechada", mas adianta que a sua criação "irá dar origem a cerca de 40 novos postos de trabalho altamente especializados (com doutoramento ou mestrado em AI ou semelhante)".