Entrada > Notícias > Alumni da ESMAD candidato a Óscar
Publicado em: 27 Janeiro 2023

Alumni da ESMAD candidato a Óscar

Pela primeira vez, há um filme de produção portuguesa a integrar os nomeados para os Óscares

Um homem e o seu filho saltam de paraquedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem diariamente.

Esta é a base da intrigante curta de animação “Ice Merchants" - o terceiro filme de João Gonzalez, com produção portuguesa de Bruno Caetano, pela Cola Animation, e coprodução com França e Reino Unido - que esta terça-feira se tornou a primeira produção portuguesa nomeada para um Óscar.

Na sua estreia mundial, em Cannes, Ice Merchants” foi galardoado com o Prémio do Júri da Semaine de la Critique para melhor curta-metragem em competição. Foi a primeira vez na história da Semaine que um filme de animação venceu o prémio Leitz Cine Discovery Prize desta seção. É agora também a primeira vez que há um filme de produção portuguesa a integrar os nomeados para os Óscares, no caso, melhor curta-metragem de animação.

O realizador nasceu no Porto, em 1986, e para além de realizador, é animador, ilustrador e músico, com formação clássica em piano. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, fez mestrado na Royal College Art (Reino Unido), depois de terminar a Licenciatura em Multimédia na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Politécnico do Porto. Nessas instituições realizou dois filmes, “Nestor” e “The Voyager”, que juntos receberam mais de 20 prémios nacionais e internacionais, assim como mais de 130 seleções oficiais em festivais de cinema espalhados pelo mundo, marcando presença em festivais qualificantes a Óscar e a BAFTA.

Uma co-produção portuguesa, inglesa e francesa, "Ice Merchants" foi produzido por Bruno Caetano da COLA Coletivo Audiovisual, em co-produção com Michaël Proença da Wild Stream, em França, e com a Royal College of Art no Reino Unido. Tem distribuição da Agência da Curta-Metragem e apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

João tem um grande interesse em combinar o seu background musical com a sua prática em animação autoral, assumindo sempre o papel de compositor e por vezes de instrumentista nos filmes que realiza, ocasionalmente acompanhando-os com performances ao vivo. É o caso de "Ice Merchants", em que João Gonzalez assina a realização, a banda sonora do filme e divide a animação, em 2D, com a polaca Ala Nunu.

De acordo com a Agência da Curta-Metragem, o filme de João Gonzalez já passou por mais de uma centena de festivais de cinema, obteve 44 prémios e foi visto por milhares de espectadores.

A cerimónia da 95.ª edição dos Óscares está marcada para o próximo dia 12 de março.