Entrada > Notícias > A "Nova Normalidade" no Ensino Superior
Publicado em: 01 Junho 2021

A "Nova Normalidade" no Ensino Superior

A segunda edição do Fórum Interno decorreu nos dias 6 e 7 de maio e foi dedicada à "Formação e Inovação Pedagógica no P.PORTO: Desafios do 'Novo Normal'"

Num ano marcado pelos "desafios do Novo Normal", no contexto da pandemia, por tempos muito exigentes e de enorme imprevisibilidade futura, o Politécnico do Porto lançou o desafio e a comunidade científica e docente respondeu ao repto com 87 comunicações orais e 24 posters. Intervenções transversais às diferentes valências das escolas cruzaram-se com o objetivo de debater e definir diferentes estratégias para o desenvolvimento de uma formação comprometida com as dinâmicas de uma sociedade em constante desafio. Hoje mais do que nunca.

O Fórum Interno 2021 constitui uma iniciativa conjunta da Presidência do Politécnico do Porto com os Conselhos Pedagógicos das Escolas e este ano adotou o digital como formato para a apresentação das diferentes conferências plenárias, painéis temáticos e workshops. Com o contexto pandémico em pano de fundo, o fórum debateu as novas práticas desenvolvidas na atividade docente, refletindo sobre eventuais novos cenários no pós-pandemia.

Rui Ferreira, vice-presidente do P.PORTO e coordenador do evento sublinhou o momento oportuno de reflexão: "Se em 2019 debatemos a inovação pedagógica como uma experiência, hoje debatemos a sua consolidação". "Nada ficará como dantes" - acrescenta - "o domínio de novas tecnologias, que há um ano constituíam estratégias alternativas, são hoje  o paradigma. No Politécnico do Porto a adequação ao novo normal foi realizada com celeridade, uma manifestação da maturidade e da inquietação que nos caracteriza e nos identifica como uma instituição de referência."

A conferência inaugural esteve a cargo de Almerindo Afonso, da Universidade do Minho. Designada (In)certezas e Transições: Notas sobre a profissão docente no ensino superior a conferência deu o mote a muitas das reflexões e debates que foram sendo desenvolvidos ao longo destes dois dias.

A integração das novas tecnologias digitais, a formação pedagógica dos docentes, a valorização da interdisciplinaridade, o ensino inclusivo ou a mobilidade virtual foram algumas das áreas temáticas que marcaram este evento, uma oportunidade para conhecer projetos inovadores e boas práticas, debater a relação entre ensino/aprendizagem e a investigação e conhecer projetos de sucesso em empreendedorismo e transferência de conhecimento.