Entrada > Notícias > A comunidade Alumni em debate no P.PORTO
Publicado em: 16 Maio 2017

A comunidade Alumni em debate no P.PORTO

O ISCAP recebeu a 2.ª edição do ICAReAlumni - International Conference on Alumni Relations.

A segunda edição do ICAReAlumni, organizada pelo Politécnico do Porto, foi marcada pela presença de 25 nacionalidades, com oradores convidados oriundos de países como Espanha, Letónia, Reino Unido, Noruega, Estónia, Dinamarca, Lituânia, Holanda, Finlândia, entre outros.

Esta iniciativa pioneira, a decorrer Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), tem como objetivo debater práticas de promoção e fortalecimento institucional das relações entre antigos alunos e as instituições de ensino superior. “Este é o espaço onde pessoas apaixonadas por este tema encontram-se, partilham desafios e encontram soluções estratégicas”, salienta Anita Straujuma da Letónia. A diretora executiva da associação Alumni da Riga Technical University assevera a importância de encontros com este caráter, onde se destaca a partilha de experiências “histórias diferentes que podemos levar para casa e que são brainfood para o próximo ano”.

Diana Aguiar Vieira, fundadora do ICAReAlumni e Pro Presidente do Politécnico do Porto destaca a forte afluência desta segunda edição, bem como a fortíssima presença internacional, que duplicou o seu número desde o ano passado, e que “mostra bem a importância que a área da relação com os antigos estudantes tem para as instituições de ensino superior”, mesmo as que se situam em países cuja cultura Alumni é ainda pouco desenvolvida.

Durante a manhã de dia 11, quinta-feira, debateu-se a necessidade de promover uma relação institucional de forma sistemática, reconhecendo a importância de uma comunicação estratégica que dinamize a comunidade Alumni, e encontre pontos comuns numa comunidade transversal. “Foi interessante perceber que quando falamos de relações com os antigos alunos, falamos também dos atuais estudantes, dos docentes, dos funcionários não docentes e isto porque todos contribuímos para uma ideia de comunidade”, frisa Diana Vieira, e esta comunidade, vital para a vida da instituição, precisa de espaços agregadores.

“Por isso procuramos agregar numa plataforma – P.PORTO Network – esta comunidade de antigos alunos, estudantes, docentes e não docentes”, concebida como um espaço que facilite a comunicação directa e promova o envolvimento crucial de cada elemento desta comunidade.