Entrada > Notícias > 5.ª edição da VISUM Summer School
Publicado em: 11 Julho 2017

5.ª edição da VISUM Summer School

A Vision Understanding and Machine Intelligence (VISUM) é um evento dedicado à temática da inteligência artificial e visão computacional.

A 5.ª edição da VISUM (ViSion Understanding and Machine Intelligence) Summer School decorre de 7 a 14 de julho na Porto Design Factory. Organizada pelo INESC TEC, a VISUM destina-se a estudantes de doutoramento, pós-doutoramento e investigadores da academia e da indústria, com interesse em inteligência artificial e visão computacional.

Esta edição está integrada no projeto FourEyes (Intelligence, Interaction, Immersion and Innovation for Media Industries), que cobre um espectro alargado de investigação desenvolvida no INESC TEC e que tem por objetivo facilitar a captura, criação, transformação, distribuição e acesso a conteúdos audiovisuais de uma forma personalizada, imersiva e interativa. Paula Viana (INES TEC - ISEP) sublinha a importância do projeto FourEyes, na criação e desenvolvimento de novas experiências e protótipos na área dos conteúdos digitais. "Estamos a falar de resultados que podem ser aplicados em broadcasters, rádios, jornais, museus entre outros. A tentativa é criar novos ambientes imersivos, mais interativos, pensando sempre no consumidor final."

Ana Rebelo, do comité de organização e investigadora do Centro de Telecomunicações e Multimédia do INESC TEC destaca a grande adesão do evento: "Temos muitos participantes de diferentes nacionalidades e professores de renome internacional, na área de visão por computador e inteligência artificial."

A edição deste ano engloba três tópicos: deep learning, reconhecimento de atividade humana e análise de reconhecimento facial. "Vamos falar do tema terrorismo ligado à inteligência artificial e desafiamos os participantes a desenvolver algoritmos para este fim”, refere a investigadora.
Os estudantes desafiados vão procurar realizar projetos afetos a estes temas e apreender sobre deteção da cara e tentativa de identificação do indivíduo através de análise biométrica.

"Achamos também muito importante existir uma fase empresarial enquadrada no âmbito académico", nota ainda Ana Rebelo, por isso haverá uma sessão dedicada ao contacto com empresas de referência, tais como o Facebook, Disney Research, Nvidia, UTRC, MOG Technologies, Canal 180 e NONIUS.

No final da Summer School, o melhor projeto recebe um prémio de mil euros e três placas Nvidia.