Entrada > Notícias > 4.ª edição do Seminário "Musas em Ação"
Publicado em: 20 Novembro 2023

4.ª edição do Seminário "Musas em Ação"

Esta edição dá continuidade ao ciclo iniciado em 2019, associando-se ao projeto 'A [In]Visibilidade da Mulher na História', do InED

O Centro de Investigação e Inovação em Educação (InED) da Escola Superior de Educação (ESE), em parceria com a Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto e o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML) da Faculdade de Letras da UP, anunciam a quarta edição do seminário Musas em Ação - Espessuras da [In]Visibilidade: Uma força que vem de dentroa realizar entre os dias 26 e 27 de outubro.

Esta edição dá continuidade ao ciclo iniciado em outubro de 2019, articulando-se ao projeto A [In]Visibilidade da Mulher na História: pensamento, ideias e obras, do InED, contando com a participação de investigadores/as, artistas e autores/as de diversas proveniências.

Nas derradeiras décadas do século XX, os Estudos de Género (nas suas muitas perspetivas) incidiram nas práticas e teorias artísticas desenhadas, pensadas e geradas por mulheres. Surgiram, ativaram-se e consolidaram-se centros de investigação específicos; conceberam-se projetos de investigação, eventos científicos, programações culturais e artísticas e as publicações proliferaram nas revistas e volumes específicos. Um corpo significativo de textos emblemáticos foi produzido, incentivando pesquisas ulteriores e conjugando autores de diversas gerações e nacionalidades, em Portugal, à semelhança do panorama internacional.

As mulheres-pensadoras-investigadoras-autoras-artistas aprofundaram e expandiram temas, até então esparsos ou dispersos, refletindo as suas convicções e firmando intencionalidades. Todavia, na atualidade, questiona-se a extrapolação estereotipada do termo “mulheres-artistas”, “mulheres-…”, entendido por alguns como limitativo ou endereçando ao reconhecimento de obra e/ou atividade profissional.

26 de outubro - Seminário
Casa Comum - Reitoria da Universidade do Porto