Entrada > Notícias > 38 anos de P.PORTO
Publicado em: 14 Março 2023

38 anos de P.PORTO

O aniversário do Politécnico do Porto foi marcado pela presença do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, e pela questão da outorga de doutoramentos

Ontem, dia 27 de fevereiro, assinalou-se o aniversário do P.PORTO e a instituição tem muitas razões para celebrar. O compromisso com o futuro marcou o tom das celebrações, naquele que “é um dia de festa, mas também um reconhecimento das nossas atividades e ambições para o futuro”, frisou o Presidente da Instituição, Paulo Pereira, numa intervenção marcada pela alteração legislativa que permite ao Ensino Superior Politécnico a outorga de doutoramentos e alteração da designação, em língua inglesa, para Polytechnic University.

A cerimónia realizou-se no Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e contou com a presença de Pedro Nuno Teixeira, Secretário de Estado do Ensino Superior, Francisco Assis, Presidente do Conselho Geral, Rosário Gambôa, deputada e antiga Presidente do Politécnico do Porto, Rodrigo Portela, Presidente da Associação de Estudantes do ISEP, Maria José Fernandes, Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), membros consulares, representantes de autarquias, presidentes e reitores, entre muitos outros.

O discurso de encerramento foi proferido pelo Secretário de Estado da tutela e, embora focado no futuro do ensino superior, Pedro Nuno Teixeira aproveitou para elogiar o percurso de quase 40 anos do P.PORTO, “Extraordinário o caminho que fez!”, destacou, acrescentando que o Politécnico do Porto foi “pioneiro em cooperar inter e intra institucionalmente", sendo "pró-ativo nos processos de reflexão interna e de inovação curricular e um exemplo de relevância no panorama do ensino superior”. “Que o P.PORTO continue líder nestas dimensões”, concluiu.

Cumprindo a tradição, este dia de festa foi também o momento para reconhecer publicamente o mérito daqueles que, ao longo de 20 anos, fizeram do Politécnico do Porto a instituição que é hoje. Destacamos também a entrega de diplomas de mérito desportivo a estudantes-atletas do P.PORTO que se evidenciaram no último ano e a entrega dos Certificados de Mérito Científico para os autores de artigos no ano passado em revistas científicas colocadas nos 10% de topo das suas áreas, na Web of Science (WoS). E ainda um momento cultural, a cargo do violoncelo de Bernardo Ferreira e da dança de Mónica Perestrelo.

O Professor José Tenreiro Machado recebeu, a título póstumo, o Título de Honra do Politécnico do Porto, pelo seu contributo inestimável à produção científica.

Parabéns, P.PORTO!