Entrada > Notícias > 1000 dias de Porto Design Factory
Publicado em: 12 Julho 2017

1000 dias de Porto Design Factory

O Open Day With Industry decorreu, nos dias 29 e 30 de junho, com a presença do ministro Manuel Heitor.

Há 1000 dias, a Porto Design Factory - a plataforma colaborativa para a cocriação de ideias inovadoras da P.PORTO - arrancou as suas atividades.

Baseada numa cultura de educação experimental passion-based learning,
 a Factory tem sido um tubo de ensaio das mais recentes práticas pedagógicas centradas nos estudantes, contribuindo significativamente para a qualificação de uma nova geração de inovadores.

Com o objetivo de revelar as ideias e projetos que devem entrar no mercado na próxima década, a PDF abriu as suas portas para mostrar o resultado das respostas a desafios que chegaram de empresas.

"Por agora são projetos, mas um dia destes vão fazer parte da nossa vida", declara Rui Coutinho, parafraseando um visitante, “fora da tenda é 2017, cá dentro é o futuro.” É exemplo disso a Piavo, resposta a um desafio lançado pela Silampos, empresa de utensílios de cozinha e de mesa, que se apresenta como uma máquina de lavar louça que combina ultrassons com jatos de água. Adapta-se a qualquer banca e lava a louça, em média, em seis minutos.

“É isto que a Factory faz com enfoque eminente na capacitação dos seus estudantes, na qualificação e preparação desta nova geração de inovadores globais, empreendedores responsáveis, os futuros decisores e futuros agentes de mudança”, conclui o coordenador da PDF.

"Apetecia-me ser estudante da Porto Design Factory", afirma o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na sequência da visita à PDF. O ministro elogia a iniciativa que o Politécnico do Porto lançou como “um exemplo, a nível nacional e internacional”, acrescentando como o evento em si, é sintomático do esforço de uma equipa. "Está aqui um grande esforço, muitas horas de trabalho. A equipa está de parabéns."

Rosário Gambôa, Presidente do Politécnico do Porto, sublinha a ideia da Factory como “fundamentalmente uma nova forma de educar”, compaginada com o mundo atual, global, complexo e transversal às áreas de saber, às empresas e instituições sociais, frisando a construção de uma nova atitude, mais democrática, empreendedora, construtiva, sustentada e critica. "Por isso, a PDF é o futuro."

O Open Day With Industry decorreu nos dias 29 e 30 de junho, na Porto Design Factory, onde também se deu o lançamento do livro 1000 Days of Restlessness.