Entrada > Um de Nós 2019 > Um de Nós | Cristóvão Sousa

Um de Nós | Cristóvão Sousa

ESTG

Natural de Mós, Vila Nova de Foz Côa, Cristóvão Sousa formou-se e doutorou-se em Engenharia Informática. Só o mestrado o desviou brevemente para a Engenharia Eletrotécnica e Computadores


É atualmente docente e coordenador de licenciatura em Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto. Investigador do INESC TEC no Centro de Engenharia e Sistemas Empresariais é também, entre muitos outros cargos, membro da direção da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (APSI).

QUANDO COMEÇOU A TUA LIGAÇÃO À ESCOLA? 
Começou em 2008.

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS TEMPOS?
De descoberta, expectativa e ansiedade por fazer e aprender. Rapidamente percebi uma dinâmica interessante na escola e uma oportunidade de realização pessoal.

O QUE TORNA O TEU TRABALHO ESPECIAL? 
A versatilidade e a oportunidade de redescobrir, diariamente, novas valências e “surfar” novos desafios. A possibilidade de experimentar, seriamente, tarefas novas ou as mesmas, mas de modo diferente.

O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA? 
A sua juventude, resiliência e dinâmica interna e externa.

O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS? 
A escola tornou-se mais “adulta”. Somos uma escola mais atrevida, mais assertiva e mais consciente de nós próprios e do contexto de atuação.

CONTA UM EPISÓDIO MARCANTE
Tomo a liberdade de partilhar um episódio engraçado que reporta aos inícios da minha colaboração: uma reunião em pleno parque de estacionamento dentro de um carro, com outro colega, entre acelerações em ponto morto para apressar o carregamento da bateria. Na falta de agenda para a reunião, foi o melhor que se arranjou. Emergia já a orientação para a otimização do tempo. Nota: teve-se o cuidado de não se decidir nada enquanto se acelerava. Com sorte, ninguém reparou :). Deixo um abraço a esse mesmo colega.

UMA IDEIA PARA O FUTURO
Acho que a criação formal do grupo motard da ESTG já se justifica :)


A rubrica  
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos.

Autor

CCIC | P.PORTO

Partilhar