Entrada > Notícias > Workshop para o Desenvolvimento Sustentável
Publicado em: 14 Outubro 2019

Workshop para o Desenvolvimento Sustentável

A Formação de Multiplicadores nos ODS decorre dia 30 de setembro na ESE, escola de Educação do Politécnico do Porto

O workshop Formação de Multiplicadores nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma colaboração entre o Politécnico do Porto e a Gaia Education, decorre dia 22 de maio na Escola Superior de Educação (ESE).

A formação é dinamizada pela CEO da Gaia Education, May East, que virá a Portugal orientar este workshop certificado pela UNESCO-GAP.

A Formação de Multiplicadores nos ODS (desenhada no âmbito da Agenda 2030) é um workshop interativo  que convida os participantes a envolverem-se num debate sobre a relevância dos ODS utilizando um conjunto de Cartões de Implementação Comunitária dos ODS (flashcards) contendo mais de 200 questões estruturadas dentro das quatro dimensões da abordagem sistémica da Gaia Education para a sustentabilidade.

Estes cartões foram concebidos para elevar a consciência a respeito dos ODS entre os atores regionais e nacionais, criando um ambiente que fomente o processo de localização, apoiando a capacitação de agentes regionais para criarem de forma integrada estratégias e planos de implantação dos ODS. O objetivo será lançar o debate na comunidade para a implementação local dos ODS e a formação integrada de potenciais "multiplicadores" para os ODS .

O guião deste workshop foi estruturado de modo a permitir que os participantes repliquem os workshops nos formatos desejáveis e na capacitação personalizada para  diferentes entidades, universidades, escolas ou grupos comunitários na região envolvente..

O Programa Gaia Education – Design para a Sustentabilidade foi criado por um consórcio de educadores denominado GEESE (Ecovillage Educators for a Sustainable Earth), com o objetivo de determinar um currículo holístico e transdisciplinar de educação para a sustentabilidade. Na sua origem estão as experiências das designadas ecovilas de várias partes do mundo que desenvolvem comunidades sustentáveis em áreas e rurais e urbanas. Atualmente,  está presente em 39 países, com mais de 180 programas em seis continentes.

Os membros da comunidade P.PORTO usufruem de um desconto de 20%. Para tal, basta apenas colocar o coupon "TOM-IPP-PORTO" no momento do registo no workshop.