Entrada > Notícias > Quero Publicar o Meu Artigo
Publicado em: 12 Maio 2023

Quero Publicar o Meu Artigo

Decorreu online, no dia 10 de maio, este webinar de apoio à publicação de artigos científicos

As publicações científicas são um dos indicadores de qualidade da investigação que praticamos. Todos procuramos divulgar o trabalho que desenvolvemos através da sua publicação sob a forma de artigos em revistas científicas indexadas no Web of Science.

A 23 de março deste ano, a Clarivate anunciou a exclusão de 82 revistas científicas. Esta medida ocorre devido às revistas falharem os critérios de qualidade da Clarivate. Segundo nota divulgada pela plataforma, no início do ano, mais de 500 títulos de periódicos foram sinalizados. A investigação ainda está em curso e, muito brevemente, outros títulos poderão ser excluídos. Todos os anos esta situação ocorre, mas este ano o número de exclusões ou em análise ultrapassou em muito as médias anteriores.

O webinar “Quero Publicar o Meu artigo. Ajudem-me porque estou perdido” pretendeu dar resposta a algumas questões nomeadamente:

  • Como evitar as revistas predatórias? Como detetar revistas predatórias ou editores de vaidade? Como identificar páginas capturadas ou falsas? Onde obter informação fidedigna sobre uma revista? Como verificar se a revista tem fator de impacto? Como escolher a revista para publicar? Onde publicar em acesso aberto ao abrigo dos acordos transformativos?


Foram estas as questões de partida que foram esclarecidas no webinar, muito participado, quer em número de participantes (187), quer na dinâmica criada pelas questões suscitadas e pelas reflexões induzidas pelo alargado grupo que se juntou a esta atividade. O orador foi Manuel Brandão, Coordenador @bibliotecas_P.PORTO.

Disponibilizamos, em baixo, a apresentação deste webinar para consulta de todos.

DOWNLOAD

Combined Shape

Navigation