Entrada > Notícias > Vencedores do 3.º concurso de ideias do Politécnico do Porto
Publicado em: 08 Agosto 2018

Vencedores do 3.º concurso de ideias do Politécnico do Porto

Realizou-se no passado dia 6 de julho, no edifício dos Serviços Comuns, o 3.º concurso de ideias inserido no PPEPP

Os projectos apresentados no Programa de Promoção de Empreendedorismo do Politécnico do Porto (PPEPP) são provenientes da Engenharia, da Tecnologia e Gestão e da Saúde.

O júri formado por Daniela Monteiro (responsável pela área de desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor Porto Digital da Câmara Municipal do Porto), Luís Miguel Pinho (Pró Presidente do P.PORTO para a área da Investigação e Inovação), Marcos Soares Ribeiro (Coordenador/Coordenador Área Universidades do Santander Totta), M.ª Manuel Trocado (Empreendedorismo e Inovação - IAPMEI) e Rafael Pedrosa (Divisão de Apoio a Programas e Projeto - P.PORTO), avaliou quatro propostas e atribuiu a seguinte classificação:

1.º classificado | B_remote
O b-Remote é um sistema de monitorização do estado de funcionamento de máquinas. Consiste num sensor que emite sinal wireless quando alimentado pela máquina. O sensor é um beacon Bluetooth que envia o sinal para um Gateway (Raspberry PI), que escuta todos os beacons da área (raio de 20 metros), organiza a informação e envia-a por Wifi para o Servidor Cloud. Toda a informação é consultável na área cliente a partir de qualquer dispositivo com um Browser.
João Costa, João Bastos e Paulo Ávila do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

2.º classificado | MedicaSVSystem
O Medical SV System é um projeto de inovação tecnológica na área saúde que tem como objetivo oferecer a todos os hospitais e clínicas, com meios complementares de diagnóstico e terapêutica, um serviço de gestão ao nível do exame ou tratamento que irá ser realizado. Todos os produtos que constituem o portfolio pretendem informar o paciente acerca do procedimento que irá realizar por forma a agilizar o processo.
Ana Santos e Carolina Pinto da Escola Superior de Saúde.

3.º classificado | Donate4Good
Plataforma de rastreamento de donativos que assenta numa tecnologia emergente e disruptiva, blockchain, através da qual consegue garantir os padrões de transparência, comodidade e segurança, fundamentais para os seus serviços.
Albertino Vieira, Marta Santos e Patrícia Monteiro da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

4.º classificado | Homecare
O projeto Homecare, é uma aplicação móvel incluída na categoria saúde & fitness da GooglePlayStore. A sua missão passa por oferecer uma alternativa às linhas congestionadas da saúde 24 e às urgências, bem como intervir de forma eficaz em situações de primeiros socorros.Para isso caracteriza-se por ser uma aplicação de qualidade, credível e eficiente, com total compromisso com os valores de ética, confiança, qualidade, transparência, inovação, respeito e sustentabilidade.
Ana Teixeira, Carlos Carvalho, Emanuel Lopes e Rafael Vieira da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

O projeto B_remote vai representar o P.PORTO na fase nacional do Concurso de Ideias da 15.ª edição do Poliempreende, que se realizará nos próximos dias 13 e 14 de Setembro no Instituto Politécnico de Portalegre (coordenador nacional da 15.ª edição do Poliempreende).