Entrada > Notícias > Trabalho de docente do P.PORTO é dos mais influentes dos últimos 30 anos
Publicado em: 20 Março 2023

Trabalho de docente do P.PORTO é dos mais influentes dos últimos 30 anos

O artigo de Ana Viana, foi um dos 30 artigos selecionados para a edição comemorativa dos 30 anos da International Transactions in Operational Research (ITOR)

O artigo Operations Research in Healthcare: a survey, da autoria de Ana Viana, docente do ISEP do P.PORTO, foi um dos 30 artigos selecionados para a edição comemorativa dos 30 anos da conceituada revista International Transactions in Operational Research (ITOR), revista oficial da International Federation of Operational Research Societies (IFORS).

O trabalho, distinguido como um dos mais influentes na área, sistematiza as principais linhas e resultados de investigação na área da optimização nos cuidados da saúde, incluindo aspetos tão diversos como a gestão de recursos escassos ou a prevenção e o planeamento de tratamentos médicos, entre outros. Neste trabalho são também identificados os principais desafios para futuras linhas de investigação e apresentadas propostas de resolução. 

Algumas das ideias e propostas descritas neste artigo tiveram já impacto noutros trabalhos desenvolvidos pela investigadora Ana Viana, nomeadamente na área na optimização de processos de transplante renal de forma a permitir maximizar o número de doentes transplantados.

Na sequência do trabalho realizado neste âmbito a investigadora foi posteriormente responsável dos projetos KEP e mKEP, financiados com fundos públicos nacionais (FCT), e vice-chair dos projetos com financiamento europeu ENCKEP e KEPSoft, este último referenciado diretamente na call HS-g-23-51 do EU4Health Programme.

Para além do impacto científico, este trabalho tem ainda um impacto social e económico muito relevante.

Combined Shape

Navigation