Entrada > Notícias > SAS do P.PORTO integram European Student Card
Publicado em: 28 Dezembro 2017

SAS do P.PORTO integram European Student Card

Mais serviços, simplicidade e reconhecimento universal do estudante no espaço europeu são os pilares deste projeto apoiado pela Comissão Europeia.
A convite da entidade coordenadora do European Student Card (ESC), os SAS do P.PORTO integram desde o dia 14 de dezembro aquele projeto europeu. Centrado nos estudantes e na possibilidade de estes obterem, em todo o Espaço Europeu de Ensino Superior, um reconhecimento e acesso a todos os serviços existentes em cada Instituição de Ensino Superior, este é o principal objetivo a concretizar.

A integração dos SAS do P.PORTO foi iniciada no âmbito de uma reunião de trabalho do ESC, realizada nos dias 14 e 15 de dezembro, em Milão. Nessa mesma reunião, o Administrador dos SAS do P.PORTO, Paulo Ferraz, partilhou com algumas entidades presentes alguns dos projetos que estão em desenvolvimento por esta entidade, designadamente o SAS 360º, abrindo-se a possibilidade em obter uma parceria interinstitucional de intercâmbio de conhecimento e plataformas de serviços de apoio aos estudantes.

Com o European Student Card será possível fazer uma mobilidade para qualquer país da União Europeia e, sem qualquer documento ou ação específica, o estudante poderá ter acesso à biblioteca, pagar uma refeição numa cantina ou uma noite de alojamento. Estes são alguns dos serviços que estarão disponíveis com a conclusão do projeto.

Um projeto que está focado nos serviços internos da cada instituição, mas não se esgota aí. A possibilidade em usar os transportes públicos de uma cidade de outro país quando um estudante realiza qualquer tipo de mobilidade será um outro desafio que poderá ser uma realidade. Os SAS do P.PORTO integram o grupo de trabalho sobre o mercado global de serviços e os seus desafios para um boa integração no ESC, designadamente o sistema eletrónico de pagamentos.

Integram este grupo a EUCOR, The European Campus; Campus Card Berlin; SW; STW Freiburg and STW Karlsruhe; EDUCatt; Cours de Strasbourg e a Fondazione ENDISU. O projeto tem já a parceria de sete países europeus, sendo que no conselho coordenador estão entidades da França, Alemanha, Itália e da Irlanda e integram como parceiros colaborativos entidades da Espanha, Grécia e Portugal.

A cada dia e a cada passo, os Serviços de Acção Social estão mais perto de ti.