Entrada > Notícias > Reencontros de gerações da ESMAE na Casa da Música
Publicado em: 07 Junho 2018

Reencontros de gerações da ESMAE na Casa da Música

A 1.ª edição do Ciclo de Concertos Reencontros21 é uma parceria entre a Escola Superior de Artes do Politécnico do Porto e a Casa da Música

O percurso artístico dos antigos estudantes de piano da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) ganha evidência na iniciativa Reencontros21, um ciclo de seis concertos que associa recitais de piano a concertos de música de câmara. A primeira edição decorre, na Casa da Música, nos dias 21, 22 e 23 de maio com uma grande diversidade de repertórios.

Assumindo este projeto como um espaço mediador de novos diálogos artísticos, Madalena Soveral, docente da ESMAE e coordenadora deste projeto, declara que este ciclo de concertos evidencia, por um lado “a especificidade de cada percurso musical e, por outro, a troca de conhecimentos e de experiências artísticas. Num espírito de partilha, [o projeto] procura igualmente propiciar um contexto que fomente o encontro entre antigos estudantes de diferentes áreas instrumentais da ESMAE, permitindo programar momentos artísticos ricos e variados, respondendo a diferentes gostos e sensibilidades musicais”.

Esta primeira edição dos Reencontros21 apresenta um grupo de obra de referência do repertório camarístico do século XX, ocasionalmente ouvidas, como é o caso da mítica obra de Stockhausen, Kontakte, para piano, percussão e eletrónica e das versões para dois pianos de peças orquestrais de Schoenberg, Stravinsky e Ravel.

Numa perspetiva mais abrangente, os recitais abrem espaço a outros repertórios, revisitando algumas das obras mais emblemáticas do repertório pianístico que marcaram os diferentes períodos históricos.

"Iniciando com as icónicas Variações Goldberg por Luísa Tender, pianista com um percurso já firmado, seguido do recital de Nuno Cernadas que nos transporta para as sonoridades únicas da obra de Almeida Prado, Cartas Celestes (1974), num espetáculo de luz, som e imagem. Será também possível ouvir duas obras-chave do repertório romântico – Sonata de Liszt e Kreisleriana de Schumann, por João Casimiro Almeida e Lígia Madeira", podemos ler no texto introdutório de Madalena Soveral.

Em complemento, Reencontros21 propõe, ao longo do ano, masterclasses e conferências com músicos e teóricos de prestígio internacional. Já em maio, Michael Pattmann dirige um workshop de percussão na ESMAE. Em dezembro, na mesma instituição, John Rink, uma das maiores autoridades na música de Chopin, orienta uma masterclass em torno da obra para piano deste compositor. Na mesma data, duas palestras apresentadas por Nicholas Cook e John Rink abordarão diferentes questões sobre investigação em estudos performativos.

+ info