Entrada > Notícias > Projeto P.PORTO nos Estados Unidos | Once Upon a Time in... America
Publicado em: 27 Maio 2016

Projeto P.PORTO nos Estados Unidos | Once Upon a Time in... America

O ensemble de saxofones da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do P.PORTO, Henk van Twillert & Vento do Norte, estará, entre 8 e 18 de março, com a digressão Once Upon a Time in... America por algumas das mais prestigiadas universidades, escolas e centros comunitários portugueses e holandeses na América do Norte.

A digressão parte do projeto de cooperação transatlântica P.PORTO–NY, cuja missão é criar reais oportunidades de internacionalização, promovendo o diálogo e a cooperação entre a comunidade P.PORTO e instituições ligadas às artes performativas norte-americanas.

Apesar da internacionalização ser um desafio transversal a todas as atividades P.PORTO este projeto visa, num primeiro momento apoiar projetos artísticos, e futuramente apostar em projetos interdisciplinares. Henk van Twillert & Vento do Norte têm já agendadas apresentações em várias universidades - tais como a de Nova Iorque (NYU), de Mansfield da Pensilvânia e a New England Conservatory de Boston -, e concertos no South River Portuguese Club, no Sport Club Português em Newark ou no Nederlands Club em Nova Iorque.

Estão ainda programadas masterclasses com professores de referência, como Esther Lamneck, da NYU, Joseph Murphy, da Mansfield University e Ron Blake, da Juilliard School.

O repertório eclético apresenta algumas surpresas que unem os dois continentes, do tango argentino ao fado português.

Esta é uma oportunidade exemplar de contacto com a realidade multicultural norte-americana, depois da experiência adquirida nas digressões em território nacional, Holanda e Antilhas Holandesas.

É também o fortalecimento do compromisso de internacionalização P.PORTO. Aqui alargamos perspetivas e estreitamos ligações. Sempre em contexto global.