Entrada > Notícias > P.PORTO recebe 1 milhão de euros para desenvolver projetos multidisciplinares com a América Latina
Publicado em: 29 Agosto 2017

Na terceira edição do programa Capacity Building, o Politécnico do Porto assume-se como a IES portuguesa com mais projetos liderados após a aprovação do LAPASSION.

O LAPASSION (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network) é um projeto que será financiado pelo Programa Erasmus+, na Key Action "Cooperation for innovation and the exchange of good practices”, ação “Capacity Building in Higher Education”. É um projeto que receberá um orçamento total de 999.310,00 euros.

Segundo Carlos Ramos, responsável por este projeto, “o LAPASSION visa transferir uma boa prática desenvolvida na Europa para o espaço geográfico da América Latina”. A boa prática consiste no desenvolvimento de estágios e projetos por parte de estudantes de ensino superior com as seguintes características:

. Apresentados como desafios de empresas ou outras organizações, ou resultante de uma ideia inovadora para criar novos prototipos/produtos/serviços;
. Desenvolvido por um grupo multidisciplinar de estudantes, envolvendo pelo menos 3 domínios de conhecimento diferentes;
. Com estudantes de diferentes países;
. Orientado para o desenvolvimento de competências transversais;
. No qual os estudantes demonstram paixão pelo projeto (Passion-Based Learning).

São no fundo conceitos que têm sido a matriz de identidade da Porto Design Factory. O projeto beneficia também do forte relacionamento de alguns grupos de I&D do Politécnico do Porto em estágios para estudantes de Institutos Federais do Brasil em projetos de I&D, sobretudo dos grupos de I&D GECAD, CIETI, GRAQ, GILT e CEMAH. Contudo, no LAPASSION os projetos irão decorrer na América Latina e os alunos do P.PORTO e das outras instituições envolvidas poderão participar.

Para além do P.PORTO, que lidera o projeto, o LAPASSION envolve as seguintes instituições: Tampere University of Applied Sciences (TAMK, Finlândia), Universidade de Vigo (UVIGO, Espanha), Universidad de Salamanca (USAL, Espanha), Instituto Federal Sul Riograndense (IFSUL, Brasil), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM, Brasil), Instituto Federal de Goiás (IFG, Brasil), Instituto Federal do Maranhão (IFMA, Brasil), Instituto Federal do Amazonas (IFAM, Brasil), Universidad de La República de Uruguay (UDELAR, Uruguai), Universidade Técnica de Uruguay (UTEC, Uruguai), Fundação do Instituto Profissional (DUOC, Chile), Universidade Católica do Chile (PUC, Chile), Associação  Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria (AEP, Portugal), Conselho dos Reitores dos Institutos Federais do Brasil (CONIF, Brasil).

O LAPASSION arranca em outubro e tem a duração de três anos.